[quotes_menu]

Evento

Encontro internacional sobre fitase leva nutrição de aves e suínos a altos níveis

II Simpósio Internacional sobre Fitase aconteceu em dezembro, na Itália.

Encontro internacional sobre fitase leva nutrição de aves e suínos a altos níveis

Altas doses de fitase podem beneficiar aves e suínos, quando usados corretamente nas formulações de rações, foi o principal pensamento dos acadêmicos que participaram do II International Phytase Summit, realizado em Roma, Itália, em dezembro de 2012.

A fitase é crescentemente utilizada pela indústria de produção animal para destruir o fitato antinutriente, que está presente em ingredientes de origem vegetal. Mas, além da tradicional discussão de uso de fitase, como enzima “liberadora” de nutrientes, os participantes abordaram um novo cenário no uso deste aditivo.

Em sua sessão de “Superdosing (SD)”, o Dr. Craig Wyatt e Tiago dos Santos da AB Vista® destacaram que os níveis de absorção de nutrientes não necessariamente podem melhorar proporcionalmente com o aumento de doses – sublinhando a necessidade de formulação não-linear. O SD pode realmente reduzir os custos de alimentação e manter o desempenho animal, apesar de novo, dependendo obter níveis de fitase e formulações exatamente certas.

O evento consolidou o trabalho constante em cima do fitato e da fitase e permitiu aos presentes verificar que tudo o que é conhecido sobre a enzima ainda é muito pouco em relação ao que pode ser realizado com ela. A proposta de exploração de novas ideias, possibilidades de utilização e de novas teorias foi aceito por todos, que propuseram novos estudos.

“A proposta da AB Vista® era que este encontro servisse de brainstorming – incitando novas pesquisas em cima de uma enzima já consolidada no mercado. Acredito que conseguimos chegar nesse nível de consciência dos acadêmicos”, revela Gilson Gomes, gerente da AB Vista®.

“A equipe da AB Vista® ficou encantada com o sucesso desta segunda edição, sediada em conjunto com a Universidade de Massey, da Universidade de Maryland, Scothorst Feed Research  e da Universidade de Sydney. As discussões fizeram uma valiosa contribuição para o debate de até onde podemos ir com a substituição de fosfato e criação de um mundo livre de fitato. Estou ansioso para ver o progresso da indústria, como resultado desta reunião”, revela Tiago dos Santos.