Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Etanol fica mais competitivo em fevereiro

Segundo a Fipe, alta da gasolina superou a do biocombustível no segundo mês do ano.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a relação entre o preço médio do etanol e o da gasolina atingiu 69,82% em fevereiro, superior ao registrado no fechamento de janeiro (68,63%).

Na avaliação de especialistas, o uso do etanol é economicamente vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar custar até 70% do valor do derivado de petróleo. A vantagem é calculada, considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de fevereiro, o preço da gasolina subiu 4,01%, enquanto o do derivado da cana avançou 2,70%. A tendência, no entanto, de acordo com especialistas do setor é de que o etanol se mantenha em alta até abril em função da entressafra da cana-de-açúcar.

Pesquisas semanais da Fipe mostram que o preço do etanol já está num ritmo maior de alta, de 5,24%, em comparação com a gasolina, de 3,46%, o que tende a reduzir a relação entre os dois combustíveis. Levantamento do Cepea indica que na semana entre 25 fevereiro e 01 de março os preços praticados em São Paulo (sem impostos), se situavam em R$ 1,2619 por litro, maiores que o valor de R$ 1,2616 da semana anterior.