Levantamento feito pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) indica que as exportações brasileiras de carne de frango registraram alta de 3,3% nos volumes embarcados durante o mês de fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando 291,1 mil toneladas. Em receita, o resultado foi ainda melhor, de 15,9%, segundo o mesmo comparativo, com US$ 626,7 milhões no segundo mês de 2013.
No acumulado do ano, os embarques de carne de frango atingiram 582 mil toneladas, compensando em parte a queda das exportações de janeiro (que foi de 11,6%), mas ainda registrando saldo negativo em 4,7% na comparação com os dois primeiros meses de 2012. Já em receita o resultado é positivo em 3,8%, com total de US$ 1,2 bilhão no período.
De acordo com o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra, usualmente os primeiros meses indicam o comportamento que o setor terá no decorrer do ano. Entretanto, 2013 tem se mostrado atípico nesse sentido, com resultados bastante diferentes em janeiro e fevereiro.
“Não há estabilidade e é notável a forte oscilação de resultados na comparação de desempenho dos dois primeiros meses deste ano. O ponto importante e fundamental é que, em meio a essas oscilações, temos mantido nossa fatia de mercado, em especial entre os maiores importadores da carne de frango do Brasil”, destaca Turra.