O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal) lança, no dia 26 de março, em São Paulo, o Simulador Solar e a Cartilha “Como faço para ter eletricidade solar em minha casa?”. Segundo a entidade, as ferramentas foram criadas com o objetivo de aproximar o público em geral dessa tecnologia.
Um dos motivadores foi a publicação da Resolução nº. 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que dá sinal verde para qualquer pessoa gerar sua própria eletricidade e injetar o excedente na rede, quando dentro das normas estabelecidas pela referida resolução e da distribuidora.
Os produtos foram desenvolvidos pelo Instituto Ideal com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).
Já a cartilha tem ainda o apoio institucional da Aneel, Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), International Solar Energy Society (ISES), Escritório regional de Ciência para a América Latina e o Caribe da UNESCO e o Grupo Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento de lançamento das duas ferramentas contará com a participação de Mauro Passos, presidente do Instituto Ideal; Ricardo Rüther, diretor do Ideal e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professor Roberto Zilles, do IEE/USP; Paula Scheidt, gerente de projetos do Instituto Ideal; Johannes Kissel, coordenador de energias renováveis da GIZ; Ramses Bermudez, responsável pelo desenvolvimento do simulador. Os organizadores também aguardam a confirmação da presença de Carlos Alberto C. Mattar, superintendente de Regulação da Distribuição da Aneel.