Desde que nascemos entramos no mundo da competição, pois essa é a natureza dos seres vivos independente da sua espécie. Dessa forma, muitos de nós, seres humanos seguimos a nossa natureza de busca contínua para o aperfeiçoamento. Quando nos propomos a sermos Líderes encaramos um grande desafio, de fazer e ser diferente da multidão que segue apenas sua rotina diária de servir através do básico ou somente o necessário. Pela primeira vez parei para fazer uma análise profunda de algumas questões que envolveram a minha pessoa nos últimos tempos como líder.
Há pouco mais de dois anos frente à Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS, sempre foi unânime o apoio que recebi nas questões que envolveram a prestação de contas anual, isso devido à transparência do trabalho, que sempre foi norteada pela preocupação de investir bem os recursos da entidade. Preocupamo-nos também em assegurar as contas, por isso à entidade sempre fez auditoria externa para dar maior segurança aos Conselheiros da mesma.
Outra questão muito importante foi quando da realização da reunião de Diretoria Executiva para planejarmos as normas eleitorais. Neste momento coloquei meu nome à disposição para concorrer à presidência da ACCS e por unanimidade os presentes disseram que eu deveria continuar o trabalho que estava sendo desenvolvido. É do nosso conhecimento que, infelizmente algumas pessoas tentaram dividir a nossa Diretoria, colocando em discussão alguns assuntos que não competem única e exclusivamente à ACCS, como o fator preço. Mas, por contarmos com uma diretoria unida e profissional, tudo foi esclarecido. Os membros da Diretoria reeleita não permitiram conflitos. Eles entendem que preço, por exemplo, é uma questão de mercado, que infelizmente não compete à ACCS aumentar e baixar valores. Nossa equipe está concentrada em objetivos e metas para promovermos mais e melhor a suinocultura.
A eleição, que provou a unanimidade do setor em avaliar positivamente o trabalho da entidade, mostrou o quão importante é a continuidade da atuação séria e inúmeras vezes árdua que desempenho ao lado de uma Diretoria e de uma equipe. Avalio que foi uma eleição histórica para a entidade, pois foi a última com eleição e posse no mesmo dia, sendo que a próxima será eleição em outubro e posse em janeiro e o mandato que até então era de dois anos passará para quatro anos. Com isso os desafios serão maiores, teremos que buscar a cada dia novos parceiros para que o suinocultor, alvo do nosso trabalho, tenha melhor remuneração e qualidade de vida.
Encerramos uma gestão abrindo as portas da ACCS para Empresas, Cooperativas, Frigoríficos e outras Entidades que, de uma forma ou outra, ajudam no desenvolvimento do setor. Outro grande parceiro da ACCS foi o Governo do estado que sempre ouviu o setor, embora nem sempre pode atender as nossas demandas. Aos deputados federais que nos apoiaram nas demandas em âmbito nacional.
Desta maneira, quero deixar esclarecido aqui o meu comprometimento de que os próximos quatro anos terão a mesma intensidade e qualidade de trabalho, buscando sempre o melhor para o setor, contribuindo para que este Estado, caracterizado nesta atividade pelo diferencial sanitário e pela excelência de mão de obra, seja também o melhor estado de qualidade de vida de seus aguerridos produtores de proteína animal, a carne suína.
Em especial, declaro meus agradecimentos para a Diretoria Executiva desta nobre entidade que sempre me apoiou para que pudéssemos realizar um importante trabalho, nos destacando sempre no cenário nacional. Dedico esta Vitória a todos. MUITO OBRIGADO A TODOS e contem sempre conosco neste desafio que tem como Missão: PROMOVER A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PRODUTOR E NO DESENVOLVIMENTO AUTO SUSTENTÁVEL DA SUINOCULTURA CATARINENSE.