Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dia da Terra

Dia da Terra mostra o rosto humano das mudanças climáticas

Comemorada sempre no dia 22 abril, data chega ao seu aniversário de 43 anos alertando sobre os efeitos drásticos das alterações climáticas na vida das pessoas através de um mega mosaico.

Dia da Terra mostra o rosto humano das mudanças climáticas

Qual o rosto das mudanças climáticas? Essa é a pergunta que a edição 2013 do Dia da Terra busca responder em seu aniversário de 43 anos. Nesta segunda, a data é marcada por uma campanha global que reúne fotos enviadas por milhões de pessoas de várias partes do mundo reunidas num mega mosaico digital.

A mudança climática tem muitas faces, diz o site da campanha promovida pela Rede Dia da Terra. “É a de um homem nas Maldivas preocupado com a família em função do aumento do nível do mar, ou de um agricultor do Kansas lutando para sobreviver em meio à devastação das secas prolongadas, ou ainda de uma criança, em Nova Jersey, que perdeu sua casa por conta de uma supertempestade…”

E eles não são apenas rostos humanos. “São o urso polar isolado no derretimento do Ártico, o tigre nas florestas ameaçadas da Índia, o orangotango em florestas indonésias segmentadas por incêndios cada vez mais frequentes e secas”, lembra o texto. Para contribuir com o projeto, envie fotos para o Twitter e Instagram usando a hashtag# FaceOfClimate para inclusão no mosaico.

O Dia da Terra foi criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mais de 20 milhões de americanos saíram às ruas para protestar na ocasião. Esse dia histórico acabou levando à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e, vinte anos depois, o dia 22 de abril passou a ser adotado mundialmente como o Dia Mundial da Terra.

Conheça o rosto das mudanças climáticas no mega mosaico digital. Clique aqui!