Uma importante reunião foi realizada na tarde de ontem (06/05) em Macieira, Meio Oeste Catarinense, durante visita do Governador do Estado de SC, João Raimundo Colombo. Os produtores independentes e mini-integradores, liderados pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), apresentaram uma pauta de reivindicações, solicitando a redução na alíquota do ICMS interestadual dos atuais 12% para 2% devido à forte crise do setor. Esses valores de redução de alíquota foram acordados entre as três Associações Estaduais do Sul (RS, SC e PR), para que não haja concorrência entre os produtores destes Estados, em que todos tenham as mesmas condições de trabalhar sem prejuízo para o setor.
O Governador Raimundo Colombo disse estar preocupado pelo momento vivido pelos produtores, pois sabe da intensidade e proporção da crise registrada em 2012, em que descapitalizou o setor. “Comprometeu-se em analisar a situação, mas garantiu a baixa dos atuais 12% para uma tarifa que seja viável a todos, podendo chegar a 2% nesse momento de dificuldade. Comentou que o mercado internacional esta muito próximo de acontecer como é o caso do Japão, União Europeia e a volta das compras por parte da Ucrânia”, destaca o presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi.
AveSui 2013
Durante o encontro com o governador João Raimundo Colombo, o presidente da ACCS aproveitou a ocasião para convidá-lo para visitar a AveSui 2013, que acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Florianópolis (SC). Na ocasião, a entidade catarinense planeja diversas ações especiais. Confira aqui.
Ponto de encontro da avicultura e suinocultura, a AveSui 2013 deve reunir mais de 150 empresas nacionais e internacionais do setor. Em sua última edição, realizada em São Paulo, a feira atraiu mais de 19 mil visitantes de vários países como Argentina, Colômbia, México, Argélia, Nigéria, Estados Unidos, China, Bélgica, África do Sul, Holanda, França, Paquistão e Egito.
Na AveSui 2013, as principais empresas dos mais diferentes setores da indústria avícola e suinícola expõem e lançam seus produtos e tecnologias – além de seminários técnicos completos e de cursos práticos, onde renomados especialistas debatem e articulam os principais assuntos e diretrizes dessas cadeias no Brasil e no mundo.