Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2013

Avesui 2013: Governo de SC anuncia redução emergencial de ICMS para suinocultores

No segundo dia da feira, programação incluiu seminários sobre avicultura, suinocultura e reciclagem animal.

Avesui 2013: Governo de SC anuncia redução emergencial de ICMS para suinocultores

O Governo de Santa Catarina anunciou uma medida emergencial para os suinocultores do estado durante a AveSui 2013, que acontece até amanhã (quinta, 16), em Florianópolis, e tem expectativa de reunir 20 mil visitantes. Durante visita à feira, o secretário adjunto de Agricultura, Airton Spies, confirmou a assinatura, nos próximos dias, de um decreto que reduzirá de 12% para 2% a alíquota de ICMS para os suinocultores que vendem carga viva para outros estados. “É uma medida em caráter emergencial que valerá por 30 dias a partir da publicação e que trará uma redução para o produtor em cerca de R$ 25 por animal”.

 
A medida do governo do estado foi vista como um “alívio” para os produtores, castigados por um 2012 de aumento de custos e queda na produção e no consumo. “Esta medida vai ajudar a manter o produtor no campo neste momento de dificuldade”, afirma Losivânio de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS). Além do ano ruim para o setor, o embargo da Ucrânia à carne suína aumentou a oferta para o mercado local e derrubou o preço para os produtores. O secretário adjunto espera que, além da reabertura das exportações à Ucrânia, os mercados do Japão e da Coreia do Sul comecem a comprar de Santa Catarina, único estado livre de febre aftosa sem vacinação. “O Japão é um excelente mercado, que compra produtos de alto valor agregado, além de ser o maior importador do planeta”, comenta Spies.
 
QUALIFICAÇÃO – Em parceria com o o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a ACCS promoveu nesta quarta-feira (15), durante a AveSui 2013, mais uma edição do curso Gestão de Propriedades Rurais, que vem sendo realizado em várias regiões e pretende qualificar até o final do ano 2,5 mil produtores de Santa Catarina ao longo de 118 cursos gratuitos, com 8 horas de duração. O curso mostra porque a melhoria das práticas de gestão é o caminho certo para otimizar custos de produção e aumentar a rentabilidade dos negócios.
  “O pequeno produtor não tem mão de obra disponível. Ele é ao mesmo tempo o vendedor, o comprador, o roçador. É preciso saber administrar tudo isso e pensar como empresa”, explica Lorenzi.