Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Coopercentral Aurora Alimentos aumenta o abate industrial em Xaxim (SC)

Coopercentral Aurora Alimentos amplia lentamente o abate e o processamento de aves na unidade industrial pertencente à Massa Falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos.

Coopercentral Aurora Alimentos aumenta o abate industrial em Xaxim (SC)

A Coopercentral Aurora Alimentos amplia lentamente o abate e o processamento de aves na unidade industrial pertencente à Massa Falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos, localizada em Xaxim (SC), que foi arrendada em dezembro passado pelo prazo de três anos.

            O processo industrial foi retomado em abril com o abate de 60.000 frangos/dia, crescerá, em julho, para 70.000 e chegará, em dezembro, em 150.000 cabeças/dia, de acordo com o presidente da Coopercentral, Mário Lanznaster. A capacidade máxima de abate, avaliada em 238.000 a 240.000 frangos por dia (em dois turnos) será atingida somente  em março de 2014.

            A Cooperativa Central habilitou a maior parte da base produtiva de campo que fornecia  matéria-prima para a ex-arrendatária e era formada por 600 avicultores com, aproximadamente, 800 aviários: cerca de 400 desses criadores, com 540 criatórios de aves, estão agora integrados na Aurora e produzindo dentro de padrões internacionais de qualidade e sanidade.

O diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan informa que o processo de organização da produção a campo está concluído para que o abate e o processamento sejam ampliados paulatinamente e atinjam a capacidade plena instalada  de 5 milhões de frangos por mês em 2014. O mix de produtos é formado, inicialmente, por cortes e salgados de frango.

            De outro lado, o processo administrativo de recrutamento e seleção permitiu à Coopercentral admitir 945 pessoas para recolocar a indústria em funcionamento. As admissões prosseguem e, até o fim do primeiro trimestre de 2014 o quadro funcional total da unidade estará em 2.200 trabalhadores, a maioria ex-empregados que trabalhavam para a ex-arrendatária da planta industrial, o Frigorífico Diplomata.

            Todo o conjunto produtivo pertencente à Massa Falida da Chapecó Alimentos foi arrendado, o que inclui, além do abatedouro, as seguintes estruturas: fábrica de rações (capacidade de produção mensal de 32.000 toneladas ou  60 toneladas/hora), incubatório (capacidade de produção de pintinhos de 4 milhões por mês), setor de congelamento da unidade industrial (420 toneladas por dia), armazéns (capacidade de armazenagem de 1.200 toneladas) e granjas-matrizes (alojamento para 200 mil matrizes).

             Atualmente, em plantas próprias ou alugadas, a Coopercentral  Aurora opera cinco unidades avícolas e abate 700 mil aves por dia, o que significa 15 milhões de aves por mês. Com o arrendamento da planta de Xaxim, o abate diário crescerá até 31%, totalizando 1 milhão de aves por dia em 2014.

         CONHEÇA A AURORA
A Coopercentral Aurora é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 13 cooperativas agropecuárias, sustenta 17.745 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 14 mil suínos/dia, 700 mil aves/dia e um processamento de 1,6 milhão de litros de leite/dia. Mantém, no campo, plantéis permanentes de 880 mil suínos e 23 milhões de frangos. A sua base produtiva é formada por 9.000 produtores de leite, 4.040 criadores de suínos e 2.200 criadores de aves. Possui sete unidades industriais para processamento de suínos, cinco plantas para processamento de aves, quatro fábricas de rações, uma indústria de lácteos, dez unidades de ativos biológicos (granjas de reprodutores suínos e matrizes de aves, incubatórios e silos), uma unidade de disseminação de genes (UDG), nove unidades comerciais e 100 mil pontos de vendas no País.