Os primeiros resultados da Semana Paulista da Carne Suína, realizada de 12 a 23 de junho, mostraram aumento de 38% nas vendas do produto em todas as unidades do Extra e do Pão de Açúcar do estado de São Paulo. O evento fechou a primeira fase do PNDS Sustentabilidade em solo paulista e deu início à preparação para a Semana Nacional da Carne Suína, que será realizada entre 2 e 16 de outubro, em todas as unidades da maior rede varejista do país.
O resultado foi alcançado graças à parceria entre ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Sebrae Nacional, Grupo Pão de Açúcar, Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que se configura como a maior aliança já realizada pelo aumento do consumo de carne suína no Brasil.
Desde o início de maio, a ABCS promoveu Cursos de Cortes, Palestras e Oficinas Gastronômicas “A Carne Suína é 10”, por meio do PNDS, e capacitou 365 líderes de açougues de 324 lojas na capital paulista e em dezenas de cidades do interior e litoral. Foram realizadas 13 oficinas gastronômicas que sensibilizaram 256 consumidores finais nas maiores lojas do Grupo em todo o Estado.
Nas lojas do Pão de Açúcar e Extra, além de mobilização de funcionários e espaço para os cursos e oficinas, foi realizada uma ampla campanha de marketing dentro e fora das lojas com folhetos, maior área nas gôndolas nas lojas de todo o estado, sinalização especial para os cortes suínos, além de anúncio pelos locutores, descontos especiais e vídeos promocionais.
Segundo o gerente comercial de aves e suínos do Grupo Pão de Açúcar, Luiz Roberto Baruzzi, o trabalho com a ABCS foi fundamental para o sucesso da campanha dada a qualidade dos treinamentos que motivaram as equipes de loja do grupo com novos aprendizados técnicos bem como na eliminação de preconceitos de consumidores.
“Na primeira semana medida, tivemos um incremento de 38% nos volumes vendidos em relação ao mesmo período do ano passado. Além dos resultados quantitativos queremos nos destacar da concorrência nesse segmento e tornar nossas marcas referência em carne suína para o consumidor”, comentou.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, considerou o resultado “um sucesso absoluto” devido ao efeito gerado diretamente no aumento das vendas. “Em uma ação no maior estado do país, que possui mais de 1/4 dos consumidores brasileiros, a carne suína ganhou destaque entre as outras proteínas. Preparamos os lideres de açougues em cortes, realizamos oficinas gastronômicas para consumidores e atuamos em todo o estado nesse período de preparação”, comentou.
Lopes lembrou que a parceria é positiva tanto para o Pão de Açúcar como para a ABCS, mas, especialmente, para o todos os integrantes do setor suinícola desde o elo de insumos, passando pelos produtores até chegar à indústria. “Com o aumento do consumo, o retorno é para todo o setor. O desafio continua e até outubro temos muito trabalho pela frente”, encerra.
Semana Nacional da Carne Suína
A Semana Nacional da Carne Suína, que ocorre entre 2 e 16 de outubro, é uma iniciativa da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos) e parceria com o Grupo Pão de Açúcar e Extra, por meio do PNDS Sustentabilidade (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura), que visa aumentar o consumo do produto no Brasil.
A estratégia é desenvolvida por meio da capacitação de profissionais de todos os elos do setor suinícola além de ações de marketing sobre a qualidade, a saudabilidade e sabor do produto com foco nos consumidores.
O evento nacional conta com o apoio do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Sebrae Nacional e Abras (Associação Brasileira de Supermercados).