Bastos (SP), cidade do Oeste Paulista, realiza amanhã, dia 17 de julho, seu tradicional Concurso de Qualidade de Ovos. É aguardada a inscrição de avicultores de Bastos, Iacri e região; mas avicultores de todo o Brasil também podem se inscrever. As inscrições começam logo pela manhã e se encerram às 12h. Os juízes se reúnem às 13h para início do julgamento dos ovos, em casa anexa ao Pavilhão de Exposições do Recinto Kisuke Watanabe, na entrada principal da cidade.
Concurso é único no Brasil
O Concurso de Qualidade de Ovos que Bastos realiza há cerca de 50 anos é o único do gênero no Brasil e um dos poucos de que se tem notícia no mundo. Consiste em uma avaliação criteriosa de uma comissão de especialistas, que estudam os vários aspectos dos ovos inscritos, até se chegar às melhores amostras nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna.
Uma máquina japonesa que faz análise científica, através de raio laser, dos aspectos internos dos ovos, e mede a espessura da casca, também é utilizada para compor as notas que apontam os ovos campeões.
As granjas que se destacam nos primeiros lugares nas categorias e, principalmente, aquelas que são proclamadas campeãs, são festejadas pelo mercado, pois representam o avanço na produção desse alimento, um dos mais importantes para alimentação humana.
Sobre Bastos – Capital do Ovo
Bastos é o município brasileiro com o maior volume de produção de ovos do país, conhecido pelo título de Capital do Ovo desde os anos 1960. Hoje, avicultores de Bastos têm granjas também por várias cidades da região, sendo que os maiores empresários avícolas locais já estenderam sua produção também para o Centro-Oeste brasileiro, buscando ficar mais perto do polo produtor de grãos, como o milho e a soja, fundamentais para a ração das galinhas poedeiras.
Bastos e região respondem por 48% da produção de ovos do Estado de São Paulo, e pelo menos 20% de toda a produção brasileira. As granjas de Bastos e região concentram 20 milhões de aves, produzindo 14 milhões de ovos por dia, o que resulta na impressionante marca de 166 ovos por segundo.