Os preços de produtos agrícolas nas 36 principais cidades chinesas caíram na semana passada, enquanto os valores no atacado de oito tipos de produtos aquáticos diminuíram 0,6% no âmbito semanal, anunciou na terça-feira o Ministério do Comércio.
O ministério informou em um comunicado online que os preços do óleo comestível e arroz caíram na última semana, com os do óleo de soja, óleo de amendoim e arroz diminuindo 0,5%, 0,2% e 0,2%, respectivamente.
Os preços no atacado de 18 tipos de vegetais mantiveram-se basicamente sem mudanças, embora os de alguns tipos aumentaram porque condições metereológicas desfavoráveis afetaram os estoques.
O preço dos ovos caiu 0,3% em comparação com a semana anterior, enquanto o da carne suína, a mais consumida na China, aumentou 0,3%, segundo o ministério.
Ao mesmo tempo, os preços dos principais materiais de produção, incluindo borracha e combustível, continuaram diminuindo na semana passada.
Os preços dos alimentos respondem por cerca de um terço da tabela utilizada para calcular o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da China, principal indicador de inflação do país.
O crescimento do IPC da China acelerou para 2,7% em junho.