O lançamento da campanha de comemoração da Semana do Ovo de 2013 vai acontecer nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, às 9h30, na sede do Instituto Ovos Brasil (IOB), na Associação Paulista de Avicultura (APA), em São Paulo.
Durante o encontro, os organizadores vão reunir as principais empresas do setor para apresentar as ações que serão desenvolvidas na primeira quinzena de outubro com a finalidade de levar informações ao consumidor final, esclarecendo mitos e verdades sobre o consumo deste alimento e fomentar o consumo de ovos no país.
A campanha de comemoração da Semana do Ovo no Brasil é realizada pelo Instituto Ovos Brasil (IOB) e pela Novus do Brasil com o apoio de empresas do setor. Para este ano já estão confirmadas a adesão de empresas como a Sanovo, Merial, Novus do Brasil, Porto Alimentos, com a marca Label Rouge, DSM, Agroceres Multimix, Uniquímica e Grupo Pão de Açúcar, com as bandeiras Extra e Pão de Açúcar. Outras empresas vão confirmar suas adesões após o lançamento nesta quinta-feira.
A Campanha da Semana do Ovo reúne representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde produtores, passando pelas principais empresas do setor até o varejo, na maior ação que existe hoje no setor, destacou o Diretor do Instituto Ovos Brasil (IOB), José Roberto Bottura. “Para este lançamento, convidamos todas as empresas presentes na postura comercial brasileira para se unir em torno do objetivo de levar informação e conhecimento aos consumidores”, disse.
Desafio – Alavancar o consumo de ovos é hoje um dos principais desafios da avicultura de postura no Brasil. O país tem uma média de consumo das mais baixas do mundo, com 164 ovos por habitante ao ano em 2012, contra a média de 360 ovos por habitantes consumidos no México e mais de 200 ovos per capita ao ano em países europeus.
O Objetivo é aumentar o consumo no Brasil para 208 ovos por habitante nos próximos anos, explicou o Coordenador de Marketing da Novus e membro da Comissão Organizadora da campanha, Guilherme Fray. “Estudos mostram que o ovo é um dos alimentos mais completos para o ser humano depois do leite materno. Rico em vitaminas e minerais, além de outros nutrientes importantes, aumentar o consumo no Brasil contribui para elevar o nível da dieta do brasileiro, além de ajudar os produtores desenvolver o seu negócio”.
No ano passado, as ações da campanha da Semana do Ovo atingiram mais de dois milhões de pessoas em todo o país e contribuiu para aumentar as vendas de ovos especiais na rede Pão de Açúcar em mais de 30%.
Dia Mundial do Ovo – Criado em 1996 pelo International Egg Commission (IEC), com sede em Londres, na Inglaterra, o Dia Mundial do Ovo (World Egg Day) tem como finalidade destacar e celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos à dieta humana, além de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercâmbio de informações nutricionais e receitas sobre o ovo. Países como México, Austrália, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Hungria, Nigéria e Estados Unidos (só para citar alguns exemplos) costumam organizar grandes eventos para comemorar o Dia do Ovo. Entre as atividades realizadas estão palestras, lançamento de livros de receitas, competições esportivas, corrida de balões e degustações coletivas de receitas com ovos.
O Dia Mundial do Ovo é comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, sendo a data celebrada dia 11 em 2013.
Entre as mídias parceiras, já estão confirmadas o Avisite, o OvoSite e a Revista do Ovo, o site e a Revista Avicultura Industrial, o jornal e o site A Hora do Ovo, o jornal e o site O Presente Rural e o Portal Rural Centro. Entidades como a Associação Paulista de Avicultura (APA), Associação Baiana de Avicultura (ABA) e União Brasileira de Avicultura (UBABEF) já aderiram o movimento.