O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), o Sebrae Nacional e o Grupo Pão de Açúcar abrem, na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, a maior ação organizada de estímulo a uma cadeia produtiva por meio do incentivo ao consumo.
A abertura da Semana Nacional da Carne Suína, no Hotel Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo, tem presenças confirmadas do ministro da Agricultura, Antônio Andrade; do presidente da ABCS, Marcelo Lopes; do presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana; presidentes de associações de produtores, representantes do Sebrae Nacional; entre outras autoridades; representantes da cadeia produtiva, como profissionais de marketing e de produtos das principais empresas do setor; além de outras lideranças.
Desde maio, a ABCS esteve nas unidades do Extra e do Pão de Açúcar em 17 estados e capacitou cerca de 770 líderes de açougue por meio de Cursos de Cortes Suínos das 507 lojas do Grupo; sensibilizou clientes convidados do programa de fidelidade das redes do Grupo em 31 Oficinas Gastronômicas das principais lojas e qualificou mais de 1.000 estudantes de nutrição e gastronomia em Palestras de Saudabilidade nas principais capitais do país.
Tais atividades visam transformar a imagem e reposicionar o alimento por meio do combate a mitos sobre a carne suína, informação sobre suas propriedades nutricionais, adequação de cortes à preferência do consumidor moderno e promoção no varejo.
Mobilização
O projeto da Semana Nacional da Carne Suína, que ocorre entre 2 e 16 outubro, surgiu no auge da crise da suinocultura, em meados de 2012, quando milhares de suinocultores abandonaram a atividade por conta do extenso período de prejuízos gerados pelo alto preço dos grãos e baixa remuneração pelo quilo do suíno.
Em junho do mesmo ano, cerca de 700 produtores de todo país, liderados pela entidade de classe, rumaram a Brasília para reivindicar apoio. Depois de uma manifestação pacífica e uma audiência pública no Congresso Nacional, os suinocultores se reuniram com o então ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e sua equipe para traçar estratégias de apoio ao desenvolvimento da suinocultura.
Entre outras medidas, o Mapa declarou seu apoio à criação da Semana Nacional da Carne Suína para promover o consumo do produto e trazer sustentabilidade ao setor que emprega mais de 700 mil pessoas diretamente. O consumo de carne suína no Brasil é de 15,6 kg per capita enquanto a média nos Estados Unidos e nos países da Europa é superior a 30kg, o que significa grande margem para crescimento.
Por isso, a ABCS traçou nova meta para levar o consumo de carne suína aos 18 kg per capita até 2015. Desde 2000, com esforços das ações da entidade e parceiros da suinocultura, o consumo subiu 43%.
Em 2012, o Brasil produziu cerca de 3,5 milhões de toneladas do produto das quais 85% fica no mercado interno e 15% é exportada, gerando US$ 1,5 bilhão em divisas e um PIB superior a US$ 8 bilhões. Com estes números, o país é o quarto maior produtor e também o quarto maior exportador de carne suína que tem demanda crescente no mercado global.
Serviço:
Abertura Oficial Semana Nacional da Carne Suína
Data: 02 de outubro de 2013
Hora: 10h30
Local: Hotel Golden Tulip Park Plaza