Dois novos testes rápidos e convenientes para Econase XT foram lançados pela AB Vista®, estabelecendo um novo padrão para o teste de custo-eficaz para enzima xilanase.
Desenvolvido para atender as exigências dos fabricantes de alimentos para animais e dos usuários finais que necessitam confirmar a presença e os níveis de Econase XT em alimentos, os novos ensaios ultrapassam os problemas associados com as metodologias baseadas em laboratórios convencionais, tais como custos, o tempo e uma incapacidade para distinguir enzimas do mesmo tipo e com fontes diferentes no feed.
Os novos testes realizados pela AB Vista® são ligados a ensaios imuno-sorvente (ELISA), que utiliza um anticorpo monoclonal específico para capturar a forma ativa da Econase XT, sua presença e nível são quantificados utilizando uma reação secundária com base em cor. Altamente segmentado, o ELISA mede apenas a enzima ativa, ignorando quaisquer outras enzimas xilanase presentes na amostra.
O resultado é um ensaio rápido, preciso e pode ser realizado em qualquer parte do mundo sem a necessidade de equipamento complexo ou de pessoal especializado.
Duas versões estão disponíveis para o uso: A ‘QuickStix’ é um ensaio qualitativo para a detecção rápida de níveis comerciais de Econase XT. Capaz de produzir resultados dentro de apenas cinco minutos o QuickStix pode detectar a presença da enzima em tão pouco tempo como as pastilhas de ração individuais.
Outro Kit é o ‘QuantiPlate’, que permite a quantificação exata da atividade da enzima sobre a faixa normalmente encontrada em rações comerciais. Simples e fácil de usar, ele é capaz de produzir resultados precisos dentro de três horas.
“A verificação da enzima xilanase através dos testes é um novo passo para as empresas fabricantes de alimentos testarem qualidades e procedimentos a serem realizados, fornecendo uma maior certificação de seus produtos”, revela Saint Clair Martins Filho, gerente de Marketing da AB Vista®.
A Econase® XT:
A Econase® XT é uma enzima intrinsicamente termoestável e de alta estabilidade, com significativa atuação em dietas a base de milho e sorgo, as quais ainda com menor efeito potencial de aumento de viscosidade podem trazer ainda o efeito de “encapsulação” de nutrientes, reduzindo a ação direta das enzimas endógenas, desta forma, através da redução destas variáveis (viscosidade e efeito encapsulamento), a Econase® traz o benefício de melhoria em conversão alimentar, com um menor consumo de ração entre os animais. A adição de xilanases aos alimentos de aves e suínos tem como função primordial o aumento do aproveitamento dos nutrientes, com consequente redução nos custos de formulações. Além disso, a enzima consegue decompor as fibras em diversos componentes na dieta.