O sustento de boa parte das famílias residentes no município de Santa Maria de Jetibá vem da produção de ovos. A cidade produz cerca de 8 milhões de ovos por dia. Para mostrar a importância dessas pessoas, que se dedicam integralmente com objetivo de levar a mesa de tantas outras um alimento nutritivo, foi criado o Dia Mundial do Ovo, que esse ano será comemorado no dia 11 de outubro, véspera do Dia da Criança.
Cada dia haverá duas apresentações no centro da cidade. Além de se divertirem com os artistas do circo, os estudantes receberão dicas sobre o alto valor nutritivo do ovo, como 13 nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas, colina, ácido fólico, ferro e zinco, valorizando assim o produto da atividade mais importante da cidade. A avicultura familiar representa cerca de 10% do total de ovos produzidos no município, ou seja, são os pequenos produtores que trabalham com suas famílias e une forças por meio da Cooperativa, que oferece todo suporte necessário para o exercício da atividade, como venda de frangas prontas para postura, rações, vacinas, consultoria técnica e comercialização dos ovos.
O Dia Mundial do Ovo é sempre comemorado na segunda sexta-feira do mês de outubro. A data é lembrada/celebrada em diversos países como México, Argentina, Austrália, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Hungria, Nigéria e Estados Unidos realizam atividades para celebrar. Em Santa Maria de Jetibá as crianças receberão gibis e brindes educativos sobre o ovo.
O International Egg Commission (IEC), criador da data em 1996, afirma que “o ovo é um alimento único – compacto, economicamente acessível, que mantém a sua frescura durante muito tempo e é convenientemente embalado pela própria natureza. Pessoas de todos os cantos do mundo apreciam o ovo, que é um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudável”. Segundo estudos da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), o brasileiro consome cerca de 160 ovos por ano.