Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Consultório agrícola: galinhas machos e galo fêmea

Mudança de sexo em aves não é algo comum, mas é relatada por criadores de aves.

Consultório agrícola: galinhas machos e galo fêmea

Uma das 10 galinhas que crio junto com um galo deixou de botar e passou a subir nas demais fêmeas, inclusive galando as aves. Qual será o motivo desse comportamento estranho?

Gil, por email
Cristal, RS

R: Mudança de sexo em galos e galinhas não é algo comum, mas é relatada por criadores de aves e pode ocorrer como em outras espécies de animais. Há casos mencionados em que o galo assume a postura da galinha, passando a chocar os ovos e a cuidar da ninhada. A galinha também chega a ter o comportamento do galo, inclusive, pode apresentar a falsa cópula – quando pratica a monta em outras galinhas. Na literatura, ainda é descrita a ocorrência de alterações fisiológicas da fêmea. Um exemplo é o aumento da crista e da barbela, que é provocado pelo crescimento da gônada direita da ave após o colapso do ovário funcional (esquerdo), devido à algum motivo como a incidência de tumores e cistos. O órgão direito, até então adormecido, pode começar a se desenvolver na forma de testículos e secretar hormônios ligados a características masculinas, principalmente a testosterona. A produção desse hormônio pode fazer com que a galinha altere o comportamento parecendo-se um galo, contudo, a mudança de sexo não será completa, pois a ave não terá capacidade de gerar espermatozoides e de realizar a fertilização dos ovos.

Consultor: Paulo Sérgio Rosa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Caixa Postal 21, CEP 89700-000, Concórdia, SC, tel. (49) 3441-0400, [email protected]