A Energias Renováveis do Brasil (ERB) assinou contrato para cogeração de energia e vapor a partir de biomassa de bagaço de cana, com a usina Santa Vitória Açúcar e Álcool, complexo de produção de etanol, que pertence a uma joint venture entre Dow Chemical e Mitsui.
A ERB fará o investimento, instalação e operação de uma unidade de cogeração que utilizará como biomassa o bagaço e a palha de cana. O empreendimento, localizado no município de Santa Vitória, em Minas Gerais, terá investimento de aproximadamente R$ 237 milhões e tem previsão de início de operação para 2014.
A planta terá potência de 46MW e produzirá 230 toneladas de vapor por hora, consumindo aproximadamente 108 toneladas de bagaço de cana por hora. “A terceirização da gestão de utilidades é uma tendência no segmento químico e petroquímico e permite que as companhias que optam por este modelo garantam que suas equipes tenham mais foco na atividade principal de seus negócios”, ressalta Emílio Rietmann, presidente da ERB.
A ERB desenvolve estudos técnicos para utilização futura de outras fontes de biomassa em seus empreendimentos e, no caso de Santa Vitória Açúcar e Álcool, já iniciou pesquisas com alguns tipos de gramíneas que podem resultar em um modelo energético interessante visto à boa adaptação ao processo industrial e ao curto período de crescimento.