Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Profissional x Amador - por Valter Bampi

Cada personalidade é única, entender esse atributo é decisivo a gestão de pessoas e a liderança, no entanto, em meio a tantos modos diferentes de ser, um tipo especial se destaca.

Profissional x Amador - por Valter Bampi

Cada personalidade é única, entender esse atributo é decisivo a gestão de pessoas e a liderança, no entanto, em meio a tantos modos diferentes de ser, um tipo especial se destaca e, infelizmente, faz-se presente em todos segmentos da sociedade, especialmente nas empresas. É o odiável puxa-saco, termo vem da Marinha, todo marinheiro tem um saco, no qual são guardados pertences, roupas,se mudando de um navio para outro, aquele que deseja ajudar transporta sua própria bagagem e puxa, literalmente, o saco de roupas dos demais, aí a expressão passou a ser empregada com referência a quem se coloca na condição de bajulador. Puxa-saco,no ambiente corporativo, é o cara que faz tudo para parecer bonzinho a seu chefe, um adulador servil,sua meta pessoal de ganhar confiança, crescer na empresa, obter aumento salarial,age do modo mais reprovável nos manuais de comportamento corporativo. Você o verá concordar com tudo que o chefe diz, trocando o sim pelo não à velocidade da luz, será o primeiro a rir da piada imbecil do patrão, em mídias sociais ele curte, comenta com louvores qualquer besteira postada pelo chefe, será capaz de ouvir atrás das portas em busca de fofocas. Se você se distrair no cafezinho, ele se sentará à frente do seu computador e, como quem não quer nada, irá vasculhar seus e-mails, “joga verde” só para conhecer seus pensamentos.vive à custa de quem o escuta. Agora que você já reconhece um puxa-saco, faltam apenas três características indispensáveis para que ele fique corretamente descrito, puxa-saco é vaidoso, burro metido a sabido e, como é fácil entender, profissionalmente incompetente,cuidado com esse personagem,é um derrotado, pois, quem quer vencer, de fato, vence por seus méritos próprios.

Por falar em vitória, independentemente de qual seja a sua área de atuação profissional, as qualificações abaixo são fundamentais e lhe colocam em outra categoria dentro do mercado, não precisando bajular ninguém e sim participar do cenário com profissionalismo e humildade:

1. Postura- Olhe nos olhos,aperte a mão com firmeza na hora de cumprimentar,saiba ouvir, tire o ovo da boca na hora de falar, tenha humildade para aprender, respeite diferenças entre seus pares, respeite hierarquia, seja positivo diante das adversidades,não se envolva em fofoca,seja verdadeiro,comprometido,controle as suas emoções,saiba lidar com frustrações, não desista de suas metas no meio do caminho,tenha foco,lidere ou seja bem liderado, persiga resultados ao seu plano de carreira,algumas dicas para melhorar a sua postura,vale pra vida.

2. Falar em público – Falar em público é uma ferramenta de trabalho e diferencial para quem deseja liderar  equipes. Treine, enfrente o medo, estude técnicas para falar em público, exercite,seja voluntário para apresentações e não fuja demonstrando fraqueza e covardia diante de uma oportunidade de encarar uma plateia.

3. Escreva bem – Uma boa redação  é ferramenta de trabalho a profissionais e empreendedores que crescem e se destacam. Além de transmitir uma boa imagem, ou pelo menos não passar uma imagem negativa com textos pobres e repletos de erros básicos, a aplicação correta da gramática e análises bem feitas no seu texto será sempre um grande diferencial para a sua carreira. Compre uma gramática e estude, faça redações para treinar todos os dias, contrate um profissional para corrigir e aprimorar o seu texto e coloque em prática. Não se acomode ou conte apenas com os textinhos que você fazia na faculdade.

4. Fale outras línguas – Falar espanhol é muito fácil e qualquer pessoa pode aprender sozinho. Compre livros de espanhol, estude a gramática e assista a vídeos em espanhol. É muito simples aprender esta língua que pode ser muito útil para negócios no MERCOSUL. Falar inglês não é diferencial é obrigação e quem não fala está se conformando ficar numa categoria abaixo. Isso porque o mundo fala inglês, porque a língua foi adotada como o idioma comercial. Invista nisso como prioridade e, além dos benefícios profissionais, você terá acesso a muita informação valiosa na internet, vai ouvir músicas e entender o que canta, poderá viajar, conhecer pessoas e desfrutar muito mais de seus passeios no exterior.Infelizmente, a maioria esmagadora sai de anos sentados no banquinho da Escola e da Univerdidade sem dominar esses 4 elementos. Seja como empreendedor, executivo, profissional de saúde, autônomo, político, sacerdote, artista ou atleta, as recomendações acima serão sempre de grande valor para a carreira, negócios e a sua vida.