A Secretaria de Portos anunciou uma regra de agendamento para a entrada dos caminhões no Porto de Santos, que tem capacidade para receber 12 mil veículos por dia no pico da safra. A previsão do governo é que esse agendamento comece a entrar em operação em janeiro do ano que vem.
“Ela vai promover uma sincronização entre a chegada de navios e a chegada de carga para evitar que as filas se formem dentro das cidades, nas estradas e que a retenção seja feita em pátios de triagem, que terão toda a infraestrutura, inclusive com facilidades para os motoristas de caminhão não ficarem expostos ao relento”, diz Antônio Silveira, ministro interino da Secretaria de Portos.
Essa medida é para evitar cenas como a da última safra em que os caminhões não conseguiam descarregar a produção. Os navios também tinham dificuldade para atracar. Compras externas foram canceladas e filas de até 30 quilômetros tomaram conta das rodovias.
Outra medida anunciada durante a entrevista coletiva é a construção de mais um pátio na Grande São Paulo, perto das vias de acesso a Santos, para desafogar o trânsito nas estradas. Isso deve estar pronto já no começo de 2014.
Para que a regra do agendamento possa valer já para a safra de verão, o governo deve publicar a medida no “Diário Oficial da União” ainda este ano.