Uma tradição nas ceias e no almoço de Natal e Ano Novo é a leitoa, mas a carne já teve um aumento de 11% em relação ao mês de outubro. O valor do quilo passou de R$ 18 para R$ 20. Contudo, os produtores comemoram já que mesmo com os preços mais altos, os consumidores seguem comprando a carne.
Para os produtores, como Alexandre Borges, de Campanha (MG), os preços mais altos são motivo de comemoração. “Há dois anos eu pensei em desistir porque os preços estavam muito baixas, mas com as boas expectativas deste ano, ampliei a criação em 50%”, comentou.
De acordo com o comerciante Ivanil Salles Resende, dono de uma açougue em Varginha (MG), até o fim do ano, 90% dos clientes vão até lá em busca de diferentes tipos de cortes suínos e da tradicional leitoa. “Estamos preparados para atendê-los e esperamos vender bem nesta época. Como há um crescimento da demanda, o preço tende a subir também”, comentou.
O professor universitário João Marcos Caixeta Franco diz que não dispensa a leitoa durante as festas de fim de ano. “É uma tradição familiar. No final do ano costumamos assar uma leitoa ou às vezes até mais de uma”, disse.