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Economia

Vender carne suína para a China deveria ser ótimo negócio, mas...

... os preços praticados pelos chineses são inferiores ao que seria o mínimo aceitável, tornando desinteressante para exportadores brasileiros. Pelo menos até agora.

Vender carne suína para a China deveria ser ótimo negócio, mas...

A China é o maior produtor e consumidor de carne suína do mundo, e essa condição única lhe possibilita vantagem comparativa para a compra do produto de outros países, Brasil inclusive. São quase 480 milhões de cabeças de suínos, 52 milhões de toneladas consumidas em 2012, e 38 kg per capita (2,5 vezes o consumo brasileiro…). Segundo o relatório “Perspectivas Agrícolas 2013/2022”, da FAO, a China caminha para ser a maior também em consumo per capita em 2022, o que significa superar o consumo per capita de países como a Alemanha (55kg) e a Áustria (65kg) nos próximos nove anos.

As grandezas são proporcionais: se diminuir em 5% a sua produção anual de carne suína, a China terá que importar a mais 1,5 milhão de toneladas, que vem a ser sete vezes e meia a meta de exportação do Brasil para o mercado chinês. Aparentemente, para o Brasil será um grande negócio aumentar o plantel e trabalhar na perspectiva de exportar, digamos, 1 milhão de toneladas para a China. Temos capacidade instalada para fazer isso em pouco tempo.

Mas… será que compensa? Segundo um trader de exportadora de carnes, a avaliação do setor é que não compensa vender para a China, porque ela atua pesado, deprimindo preços e comprimindo margens, jogando países compradores uns contra os outros, com os EUA sempre disponível para grandes quantidades a preço baixo. E o Brasil não tem preços suficientemente competitivos. Em outras palavras, os preços praticados pelos chineses são inferiores ao que seria o mínimo aceitável, tornando desinteressante para exportadores brasileiros vender para a China. Pelo menos até agora.

A esperança é que a evolução natural das coisas na China obrigue o país a aumentar as importações de carne suína, de tal maneira que perca a condição atual de dono da banca, e seja obrigado a negociar em bases mais atrativas para os exportadores, que no caso brasileiro são as indústrias integradas com os produtores. Nesse caso, chegaremos a um paradoxo interessante: apesar de mal atingirmos 15kg de consumo per capita de carne suína, aumentaremos substancialmente a produção para atender a China, cuja meta é chegar a 60 kg per capita…