Os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago fecharam a última sexta-feira (27) com valorização de até 12 pontos nos contratos mais próximos, apontou nesta segunda-feira (30) relatório da consultoria Agrinvestor Intelligence. Na semana, porém, o saldo líquido foi negativo em 8 pontos para o contrato de janeiro e em 18 pontos para o de maio. O contrato de novembro, referencial para a próxima safra norte-americana, também fechou com saldo líquido no vermelho, em 15 pontos, indicam os analistas.
O mercado buscou recuperação depois das perdas da quinta-feira (26). A motivação foi o bom desempenho das exportações semanais dos Estados Unidos, que atingiram 720 mil toneladas, na ponta mais otimista das expectativas do mercado, citam no relatório os analistas. A perspectiva de melhora do clima para o desenvolvimento da safra da Argentina e de partes do sul do Brasil limitou os ganhos.
O spread entre janeiro e novembro aumentou para 177 pontos, 7 pontos acima da semana anterior.
No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira com baixa de 0,7%, cotado a R$ 2,337 para compra e R$ 2,339 para venda. Na semana, a variação líquida da moeda americana foi negativa em 2%.