Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que agirão na Organização Mundial do Comércio contra o embargo da Índia a importações de alguns produtos agrícolas dos EUA, como carne de frango e ovos. A Índia argumenta que o embargo visa evitar a influenza aviária.
“Os Estados Unidos são líderes em sanidade agrícola e estão confiantes de que a OMC confirmará que o embargo da Índia é injustificável”, afirmou o representante comercial dos EUA, Ron Kirk, em comunicado sobre um pedido de consulta à OMC.
A consulta é o primeiro passo para a abertura de um processo na OMC e encoraja as partes a encontrarem uma solução nesse estágio.
As proibições da Índia ao frango e vários outros produtos agrícolas datam pelo menos de fevereiro de 2007, e “são claramente uma restrição comercial disfarçada, ao alegarem preocupações com sanidad animal injustificadas”, disse Kirk.
Os padrões internacionais científicos para o controle da influenza aviária não dão amparo ao embargo, segundo Kirk.
Os Estados Unidos são os maiores produtores de carne de frango e estão em segundo no ranking da exportação, atrás do Brasil.
O consumo de carne de frango da Índia tem crescido em relação aos 2,23 milhões de t de 2007 e está projetado para atingir 2,75 milhões de t neste ano, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.
A Índia deverá produzir 2,7 milhões de t neste ano, abrindo alguma oportunidade para importações, segundo o USDA.
Se não houver um acordo no estágio de consulta, os EUA poderão abrir um processo contra a Índia na OMC.