O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve reunido na semana passada com o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS) pedindo apoio para solucionar os procedimentos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Fazenda para acelerar a liberação de milho nos estados da região sul do país.
“Já tivemos informações repassadas pelo Mapa de que as reivindicações da entidade que defende o aumento para 27 toneladas por mês de milho balcão para cada produtor, com ou sem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), a R$ 21,00
Ele salienta que vale lembrar a revogação da Portaria n 143, que previa a liberação de milho na forma de Valor para Escoamento da Produção (VEP). Já a Portaria n 144, que disponibilizava os estoques públicos de milho via venda balcão, não atendia às demandas do setor por disponibilizar quantia pequena (6 toneladas/mês por produtor) e sofreu erros de interpretação pelas superintendências estaduais da Conab, que estavam disponibilizando a venda apenas para os produtores com DAP, quando, na verdade, não era necessário.
De acordo com Lopes, por esses motivos a ABCS está trabalhando estrategicamente para buscar novos entendimentos com o Ministério da Fazenda, que precisam ser apresentados com urgência. O setor precisa de subsídios o quanto antes. Com informações do blog da ABCS.