Com estande representando site e revista, Biomassa & Bioenergia esteve presente na 4ª Edição da Feira da Floresta, que aconteceu na cidade de Gramado (RS) de 9 a 11 de maio. A Feira da Floresta procurou reunir empresários da cadeia produtiva de base florestal e de produção de florestas, profissionais, institutos ou empresas ligados às áreas de pesquisa, tecnologia e formação técnica do setor. O evento, que tem caráter internacional, é voltado para negócios ligados à produção florestal e suas cadeias produtivas, assim como eventos paralelos que estejam relacionados ao desenvolvimento sustentável do setor.
/
No primeiro dia do evento (9), foi realizado o 1º Seminário Biomassa Florestal e Energia. O evento contou com palestras proferidas por personalidades do segmento. Abordou o tema “Situação energética global: consumo e produção”, a pesquisadora do Centro Nacional de Referência em Biomassa, Maria Beatriz Monteiro. “Evolução e Futuro do mercado de pellets” foi o tema da palestra de Rubem Groff, representante da empresa Andritz Pelles. O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Biomassa, Celso Oliveira, falou sobre a “Geração de Energia da Biomassa o cenário nacional e internacional”. O engenheiro agrônomo Pedro Frâncio Filho abordou o tema “Fertilidade do solos X Silvicultura aplicada X Alta produtividade de biomassa e bioenergia”. O ciclo de palestras foi encerrado pelo engenheiro Leandro Dalla Zen, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec) que explanou sobre os implementos do Estado na geração de bioenergia.
Nos segundo e terceiro dias, houve o Ciclo de Palestras para Produtores Rurais, realizado com o objetivo de gerar conhecimento, oportunidade de renda e sustentabilidade para as propriedades. O painel contou com as palestras “Fomento e Desenvolvimento Florestal Integrado com Agricultura, Pecuária Leiteira, Corte, Ovinocultura e outras”, novamente com o engenheiro Pedro Frâncio; “Manejo Sustentável das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) à luz do Código Florestal”, ministrada pelo professor da UFSM, Rafaelo Balbinot. O ciclo de palestras teve mediação da promotora Mônica Maranghelli de Ávila, que também falou sobre o modelo de regularização com foco na sustentabilidade implantado no Vale do Taquari/RS. O seminário foi finalizado com o tema “Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono e possibilidade de Integração Agrosilvipastoril”, proferido pelo engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura, Luis Novais de Almeida.
Luis Novais de Almeida, do Mapa
Em conjunto com a Feira da Madeira, aconteceu a 1ª FEMMAM – Feira de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para Marcenaria.