Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Ampla oferta de milho esfria negócio no mercado brasileiro

Apesar de a paridade de exportação estar ainda acima dos preços médios internos, os vendedores sinalizam interesse em elevar o volume ofertado no mercado disponível brasileiro.

Ampla oferta de milho esfria negócio no mercado brasileiro

A semana passada terminou com negociações lentas no mercado de milho brasileiro, segundo análise divulgada na sexta-feira (11) pelo Centro Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Apesar de a paridade de exportação estar ainda acima dos preços médios internos, os vendedores sinalizam interesse em elevar o volume ofertado no mercado disponível brasileiro, diz o Cepea.

“Compradores, por sua vez, seguem na expectativa de quedas mais intensas nos preços e, dessa forma, postergam as aquisições. Dados divulgados pela Conab na semana dão embasamento à ação compradora.”, apontou.

O levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento aponta para uma safra total de 65,9 milhões de toneladas de milho para o período 2011/12, bem acima da colheita no período anterior, de 57,5 milhões de toneladas.

“Os estoques finais devem se aproximar de 15 milhões de toneladas, que, se confirmado, será um patamar histórico e, por sua vez, poderá segurar os preços no médio prazo – a paridade de exportação e crescimento de embarques, por outro lado, poderá inverter esta expectativa,” acrescentou a análise do Cepea.

Entre 3 e 10 de maio, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (base Campinas) subiu 0,7 por cento, fechando a 24,68 reais por saca de 60 kg na quinta-feira.