Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

Odacir Klein participa do lançamento do Programa Brasil Maior

Como presidente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Klein representou Conselho Setorial de Energias Renováveis.

Odacir Klein participa do lançamento do Programa Brasil Maior

Tive a honra de ser convidado, na condição de presidente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) – para representar o Conselho Setorial de Energias Renováveis, na solenidade realizada ontem, no Palácio do Planalto, quando a Presidenta Dilma Rousseff lançou nova e ousada etapa do Programa Brasil Maior.

O presente espaço destina-se à abordagem das questões relativas a milho, pelo que, abdicando do exame dos assuntos referentes especificamente ao Conselho que representei, permito-me analisar os reflexos do evento no que diz respeito à cadeia produtiva do mencionado grão.

Inicialmente, ressalto que um dos dezenove conselhos setoriais refere-se aos sistemas produtivos do agronegócio, que permitirá um debate permanente visando ao estímulo à competitividade no mencionado setor.

É óbvio que a disposição de buscar saídas, ensejando intercâmbio de informações e apresentação de pleitos constitui-se em poderoso instrumento para agregação de valor.

Referidos conselhos concorrerão para que haja a abertura circunstancial de comportas visando a regularizar a vazão em uma economia mundial que represa problemas. Ao mesmo tempo, permitirão que políticas de longo prazo sejam implantadas.

Tomemos, para exemplificar, o caso específico da cadeia produtiva do milho. A diminuição de custos previdenciários e a ampliação de faixas dos financiamentos para o setor de máquinas e implementos concorrerão para que avancemos em termos de tecnologia. Isto representará aumento de produtividade com custos menores.

A geração de mais empregos representa aumento de demanda interna, ensejando maior consumo de alimentos, dentre os quais as proteínas animais.

É verdade que estas últimas áreas não foram contempladas com a desoneração da folha de pagamentos. No entanto, a disposição manifestada pela Presidenta Dilma de ensejar diálogo permanente pode levar à decisão de contemplá-las com as medidas adotadas para outros setores.

No evento foi possível constatar claramente a disposição de aumentar a oferta para que a crescente demanda interna não seja fator de desequilíbrio e os custos industriais permitam a exportação de excedentes.

A senhora Presidenta afirmou que enquanto outros países procuram combater a crise sacrificando salários e postos de trabalho a meta brasileira é diminuir encargos trabalhistas não apenas para manter, mas também estimular empregos.

Neste espaço, não tenho objetivo de produzir textos “chapa branca”. No entanto, no momento em que muitas são as vozes críticas pelo oportunismo – e não pela oportunidade – pareceu-me importante afirmar que referido Programa, numa segunda etapa do Brasil Maior, corresponde a grande esforço no sentido de superação das dificuldades presentes.

Odacir Klein, presidente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio)