Produzir alimentos com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente é a meta do Grupo Pinesso. Uma de suas propriedades, a Fazenda Água Limpa é um distrito com cerca de 1.800 habitantes e posto de saúde, escola, supermercado, farmácia e posto de combustível, além de um projeto inovador, a Escola Agrícola Eugênio José Antônio Pinesso (EJAP).
A Escola é uma iniciativa privada em que estudam, gratuitamente, mais de 100 alunos, futuros técnicos agrícolas que serão os responsáveis por difundir conhecimento em agricultura às gerações futuras. Localizado nessa propriedade de 76 mil hectares também está o novo projeto de suinocultura de 10 mil matrizes do Grupo Pinesso.
O projeto conta com uma estrutura modelo, um núcleo exclusivo de produção de matrizes e mais três sítios de produção comercial, totalizando 5.500 matrizes na primeira fase de implantação. A empresa de melhoramento genético escolhida para essa parceria foi a Pen Ar Lan Choice Genetics, que fornecerá o material por meio de matrizes bisavós e avós.
A atividade de suínos do Grupo Pinesso é dirigida por José Alberto Pinesso e coordenada por Sebastião Vaz Filho, que atua no grupo há 12 anos. O projeto está em fase de construção e o povoamento está programado para setembro.
Em novembro de 2011, o gerente da área de suínos do grupo, Sebastião Vaz Filho, visitou o Grupo Grimaud e a sede da Pen Ar Lan na França, em companhia do diretor-geral da Pen Ar Lan Brasil, Daniel Gracioli, e do supervisor de vendas Cássio Ferreira. Sebastião Filho foi recebido na sede do Grupo Grimaud, em Roussay, pelo presidente Frédéric Grimaud e pelo diretor-geral da Pen Ar Lan Choice Genetics, Yves Naveau. Na oportunidade, teve acesso ao trabalho realizado pela empresa em genética suína e outras espécies.
“Foi uma experiência maravilhosa”, conta Sebastião Filho. “Fui muito bem recebido pelos amigos Daniel e Cássio, assim como pela equipe francesa do Yves e do Frédéric. Além de conhecer outros lugares e culturas diferentes, visitei a sede dos grupos Pen Ar Lan e Grimaud”, relata.
Sebastião exalta outros pontos da visita: “Mais um fator importante foi conhecer duas granjas francesas, quando pude comprovar os excelentes resultados obtidos pelos animais da genética Pen Ar Lan, atestando o potencial genético acima da média que a empresa possui”, descreve o gerente, que ressalta: “Pude perceber, ainda, a preocupação com o meio-ambiente e com o bem-estar dos animais”.
Otimista com a parceria, Sebastião conclui que “todos esses fatores confirmam que a união entre o Grupo Pinesso e a Pen Ar Lan tem tudo para ser um sucesso de resultados”. O gerente aproveitou para agradecer a todos pela oportunidade concedida e fez votos de felicidades aos envolvidos na nova etapa da Granja Água Limpa.
Estrutura do Grupo Pinesso
O Grupo Pinesso cultiva soja, algodão, milho e sorgo em 100 mil hectares de terra, espalhados em oito propriedades nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Recria e engorda gado em outras duas, totalizando um plantel de 35 mil cabeças. Possui, atualmente, uma granja de suínos e, agora, um projeto para a implantação de uma nova granja no Mato Grosso com capacidade para abrigar 10 mil matrizes.
Além disso, produz e comercializa sementes de soja, presta serviços logísticos com frota própria e atua como revendedor de máquinas e implementos agrícolas nos municípios mato-grossenses de Sorriso, Sinop, Campo Verde e Primavera do Leste.