Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Vírus pode combater patógenos em planteis avícolas

Pesquisadores norte-americanos descobrem um novo vírus que pode ser utilizado como uma alternativa aos antibióticos e como ferramenta para combater patógenos multirresistentes.

Vírus pode combater patógenos em planteis avícolas

Numa pesquisa para encontrar as melhores alternativas no controle de doenças entéricas em frangos, cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em sua sigla em inglês) descobriram novos tipos de vírus através de uma nova ferramenta molecular chamada metagenômica. A cada ano, algumas doenças causam diarréia em perus e frangos, resultando em menor peso, mais mortalidade e alta dos custos de produção. Vários vírus são associados com doença entérica, intestinal, mas o agente causador não era encontrado individualmente. 

Ao contrário das tradicionais sequências dos genes caracterizadas em um único organismo, a metagenômica detecta o ácido nucleico de milhares de organismos em toda uma comunidade. Usando esta técnica, Laszlo Zsak, principal pesquisador da Unidade de Pesquisa de Doenças Virais Endêmicas Avícolas do Serviço de Investigações Agrícolas (ARS, na sigla em Inglês), descobriu um novo vírus que pode ter futuras aplicações como antimicrobiano. 

Zsak e outros cientistas do ARS encontraram uma sequência de ADN do vírus recentemente descoberto e desenvolveram uma técnica para sequenciar todo o genoma. O vírus, chamado “phiCA82” é do tipo de vírus que mata as bactérias naturalmente e pertence a um grupo conhecido como “bacteriófagos” que possui potencial para ser utilizado como uma alternativa aos antibióticos e como ferramenta para combater patógenos multirresistentes. 

No estudo, os cientistas extrairam e analisaram o ácido nucleico a partir de amostras intestinais de frangos comerciais nos Estados Unidos infectados com doenças entéricas. Além do fago novo, foram detectados vírus “habituais” como astrovirus, reovirus e rotavirus, e os virus ARN – que pertencem à família Picornaviridae Picornaviridae. 

Em estudos anteriores, os pesquisadores usaram a metagenômica para identificar e analisar o primeiro genoma completo de um parvovírus de frangos. Eles também desenvolveram uma PCR altamente sensível e específica para a detecção de vírus em aves. Com informações do site internacional Hoy Corriente.