A Strategie Grains revisou hoje para baixo, em 2,4 milhões de toneladas, sua estimativa para a produção de grãos na União Europeia na safra 2012/13. Se confirmado, o continente colherá 278,8 milhões de toneladas. A queda se deve ao clima quente e seco no Sul e Sudeste do continente europeu, ao mesmo tempo que os países do Norte e Oeste da região são afetados por condições de alta umidade.
A influente consultoria britânica prevê queda de 600 mil toneladas para a produção de trigo brando, que encerraria a safra em 123,6 milhões de toneladas. O dado inclui reduções de 560 mil toneladas na Espanha (por causa da seca) e de 240 mil toneladas no Reino Unido (por excesso de chuvas).
A Strategie Grains também reduziu sua estimativa para a produção de milho no continente em 850 mil toneladas, para 65,1 milhões de toneladas, com queda acentuadas nos países centrais e do Sul europeu. Somente a França deverá registrar alguma alta na produção de milho – provavelmente de 180 mil toneladas – devido à maior área plantada nesta safra.