Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Greve de caminhoneiros pode provocar colapso no abastecimento de carnes

Sem matéria-prima como bois, aves e suínos os frigoríficos vão ser obrigados a paralisar suas atividades.

Greve de caminhoneiros pode provocar colapso no abastecimento de carnes

A greve dos caminhoneiros que se espalhou por todo o país, como forma de protesto contra a chamada Lei do Caminhoneiro – em vigor desde junho deste ano – que limitou a jornada de trabalho a 10 horas para os contratados e a 12 horas para os autônomos, já está comprometendo o abastecimento de frigoríficos em todos os estados e pode provocar o colapso no abastecimento de carnes, informa a Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO).
   

“Sem matéria-prima como bois, aves e suínos os frigoríficos vão ser obrigados a paralisar suas atividades e, sem abate, a proteína animal não irá chegar aos supermercados”, afirmou o presidente executivo da entidade, Péricles Salazar.
   
Segundo ele, o movimento ganhou força neste início de semana, principalmente no Sul do país, onde piquetes estão impedindo o tráfego de caminhões carregando todos tipos de cargas, incluindo animais vivos. “Somente no Paraná há mais de dez pontos com bloqueios impedindo o tráfego de caminhões”, acrescenta o dirigente da ABRAFRIGO.
   
Para ele, “já que o maior interessado na legislação está frontalmente contrário a alguns pontos que prejudicam a sua atividade, é o caso de se voltar a discutir e reavaliar alguns pontos da Lei do Caminhoneiro, reunindo todos os setores interessados”, concluiu. Com informações da assessoria de imprensa da ABRAFRIGO.