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Marketing

Campanha da ABCS incentiva consumo de carne suína no Nordeste

Os consumidores acostumados a comprar pernil, costelinha e bisteca de suíno deverão se surpreender com os nomes nas gôndolas, como filé mignon suíno, picanha, carne moída, prime rib e coroa de costela.

Campanha da ABCS incentiva consumo de carne suína no Nordeste

Para incentivar os consumidores e oferecer uma opção mais saudável e saborosa está sendo divulgada a campanha a Semana Nordestina da Carne Suína. A iniciativa surgiu por meio das ações de incentivo ao consumo da proteína realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com o Sebrae Nacional.
   
Parte de um projeto piloto, a ação conta com a parceria do Grupo Pão de Açúcar, empresa que atua há mais de 30 anos no Nordeste e é responsável por mais de 1.500 lojas no Brasil e 79 mil funcionários. Todo o Nordeste está á mobilizado na campanha acontece de 10 a 20 de setembro em 47 lojas da rede Pão de Açúcar, Extra e Extra Super nas 7 capitais da Região Nordeste: Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador e tem como objetivo incentivar o consumo da carne suína junto aos consumidores da região.
 
A ação leva para as gôndolas dos supermercados o reposicionamento da imagem da carne suína, buscando disseminar os benefícios do produto ao consumidor final. Panfletos, receitas e informações são fornecidas em supermercados de três redes. Além disso, quem passa por lá ainda pode degustar o produto.

   
Para dar início à Semana Nordestina, o Projeto capacitou mais de 60 profissionais de açougue em cortes suínos, nas redes do Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Bahia de 20 a 24 de agosto. Para Ricardo Martins da Silva, profissional de açougue do Pão de Açúcar em Recife, uma das maiores lojas no Nordeste, a capacitação trouxe não só conhecimentos técnicos, sobre a carcaça e cortes suínos, mas também orientações para atendimento ao cliente. “No treinamento tivemos a oportunidade de reconhecer a importância de um bom atendimento e que pode fazer a diferença na hora da compra do cliente”, comenta.
   
Já para Osvaldo Cardoso Filho, da rede Pão de Açúcar em Fortaleza, a grande diferença foi o aprendizado adquirido com os cortes suínos. “Não imaginava que poderíamos fazer tantos cortes assim. Estamos acostumados à costelinha e pernil, mas aprendi que o suíno também tem picanha e filé mignon”, destaca. Para completar a capacitação, a Semana também contará com palestra de saudabilidade em universidade de Fortaleza.
   
Segundo a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, é preciso desenvolver potencialidade de consumo da carne suína na região Nordeste que concentra 1/4 da população do país. “Será uma grande oportunidade para alavancar as vendas e ampliar a demanda”. A coordenadora explica ainda que o foco da campanha é somar para o aumento do consumo nacional. “A meta do projeto era atingir em 2012 o valor de 15kg por habitante/ano, mas alcançamos esse número no ano passado. Agora, nosso objetivo é chegar em 2015 com 18kg”, reforça.
   
De acordo com o estudo Impacto do Consumo da Carne Suína sobre a Saúde Humana, realizado pela ABCS em 2006, se comparado ao peito de frango e ao filé mignon bovino, o lombo suíno apresenta teor de colesterol inferior ao das duas carnes. “A carne suína é um alimento importante porque a sua proteína é completa e contém vitaminas do complexo B e sais minerais. Considerando principalmente o lombo, o corte apresenta baixo teor de gordura e calorias, e a sua composição de ácidos graxos encontra-se em proporção adequada, com menos de 40% de ácidos graxos saturados”, concluiu no documento a doutora em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, Neura Bragagnolo.