A Merial Saúde Animal apoia o Instituto Ovos Brasil, na realização da campanha da Semana do Ovo, e organiza uma série de ações que visam levar informação sobre os benefícios do ovo e estimular o consumo. As celebrações e eventos no país integram as comemorações pelo Dia Mundial do Ovo, que ocorre sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, e acontecerão entre os dias 04 e 12 de Outubro, quando toda a cadeia avícola se organiza em torno de iniciativas para esclarecimento sobre as características nutricionais e os benefícios à saúde proporcionados pelo consumo regular de ovos.
O Brasil ocupa atualmente posição distante no ranking que classifica os países com maior consumo de ovos entre suas populações. Cada brasileiro consome em média 163 ovos por ano, consumo considerado baixo quando comparado ao México, onde a média de consumo de ovos na população está em 343 unidades/habitante/ano. Em outros países como Japão, China, França e EUA, o consumo de ovos também é bem superior a 200 ovos por habitante/ano.
Segundo Eva Laurice Cunha, coordenadora da divisão de avicultura da Merial, as ações visam mobilizar as pessoas para um maior entendimento sobre a importância do ovo como alimento, acabando assim com alguns mitos e incentivando seu uso como alimento nutritivo, versátil e muito saboroso, que deve ser consumido diariamente.
Eva destaca as ações que farão parte da programação da Semana do Ovo na Merial, entre elas, veiculação de um papel de bandeja personalizado que vai trazer informações sobre o consumo de ovos e que será oferecido durante as refeições no restaurante da fábrica da Merial, em Paulínia (SP). Os funcionários também receberão um gibi educativo, onde seus personagens vivenciam estórias que retratam a realidade sobre o alimento ovo e seus benefícios à saúde. A novidade para este ano será o ‘Boletim do Ovo’, informativo em formato A4 que trará notas, matérias e artigos escritos por especialistas, mostrando detalhes sobre o consumo de ovo.
No encerramento da semana, a Merial oferecerá um café da manhã aos colaboradores, na quinta-feira (11), onde todos os itens do cardápio terão ovos entre os ingredientes da receita.
“Queremos estimular consumo de ovos por meio de informações que tragam esclarecimento a respeito de segurança alimentar, qualidades nutricionais como a presença dos ácidos graxos essenciais (Omegas 3 e 6) e todos os benefícios associados à saúde e bem estar humano”, declara a coordenadora.