Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Brasil cresce com energia

Evento, que acontece a cada dois anos, reúne nomes do governo, de associações, de empresas do setor e de universidades em busca de soluções para aperfeiçoar a forma de gerar energia no país.

Como conciliar os anseios da sociedade, o desafio de gerar energia para impulsionar o desenvolvimento do país e ainda ter a preocupação de preservar o meio ambiente é o que representantes do setor de energia estarão debatendo no XIV Congresso Brasileiro de Energia (CBE), que acontece de 23 a 25 de outubro, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O evento, que acontece a cada dois anos, reúne nomes do governo, de associações, de empresas do setor e de universidades em busca de soluções para aperfeiçoar a forma de gerar energia no país. O desenvolvimento das nações tem relação direta com a capacidade de geração de energia. Hoje, somos referência internacional em alternativas de produção de energia das mais variadas origens, da exploração petrolífera em águas profundas a fontes renováveis (hidroeletricidade, etanol e biomassa).

No entanto, um país com o ritmo de crescimento igual ao brasileiro deve considerar todas as alternativas. Das menos poluentes e depredatórias, porém, intermitentes, como a energia eólica ou fotovoltaica, às fontes não renováveis que podem assegurar com tecnologias modernas a manutenção do sistema diante da inconstância, como o carvão mineral.

Ações vêm sendo tomadas para diversificar ainda mais a matriz energética do país, mas pensar soluções benéficas para toda a sociedade é fruto do debate. Para isso, estarão reunidos no CBE nomes como o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ; Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Gil Maranhão, Diretor de Novos Negócios e Sustentabilidade da GDF Suez; Jorge Miguel Samek, diretor geral de Itaipu Binacional; Volney Zanardi Junior, presidente do Ibama; Luiz Fernando Viana, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine); Hermes Chipp, diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); José da Costa Carvalho Neto, presidente da Eletrobras; Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente da Eletrobras Eletronuclear; Mário Veiga, diretor da PSR; Xisto Vieira Filho, presidente da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget); Fernando Luiz Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM); João Carlo de Luca, presidente do (IBP), Luis Fernando Mendonça Frutuoso da Diretor da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), entre outros.