A Coasul Cooperativa Agroindustrial de São João (PR) está restaurando cinco nascentes de água ao lado do abatedouro de aves de cooperativa naquele município. A água destas nascentes está abastecendo alguns setores específicos da Indústria. Para que pudesse ser utilizada está água foi requerida ao Instituto das Águas do Paraná uma autorização, a qual foi concedida por meio da dispensa de outorga nº 646/2010. O trabalho começou em julho de 2010 e deve ser concluído esse ano com a restauração da cobertura florestal do local.
A preocupação com o Meio Ambiente é uma constante na cooperativa, seja no campo ou na indústria. Um dos intuitos da ação, como explica o Encarregado da Qualidade total da Propriedade Rural, Marcos Bertoncello, é aumentar o volume e a qualidade da água dessas nascentes. “Elas não estavam isoladas, a área era frequentada por animais e estava propícia a erosões”, explica.
Novas fontes
No local foram feitas valas e depois concretadas. A nascente foi preenchida com pedra cascão, que ajudam a filtrar a água. “O intuito maior desse modelo é que a água fique infiltrada no solo, e não em um reservatório”, destaca Marcos Bertoncello.
Aquífero Guarani
Próximo ao poço de captação de água do Aquífero Guarani para o frigorífico também foi restaurado uma nascente e feito o plantio de espécies nativas as margens do córrego.
A nascente ideal
É aquela que fornece água de boa qualidade, abundante e contínua, localizada próxima do local de uso e quando possível, possibilitando sua distribuição por gravidade, sem gasto de energia.