As questões relacionadas a genética, fisiologia, sanidade, nutrição e instalações em suinocultura já estão bem estabelecidas em relação a produção técnico-científica gerada nas últimas décadas. Existe uma vasta literatura disponível a qualquer pessoa que demonstre interesse.
No entanto existe um assunto que sempre tirou o sono dos produtores, mas que apenas nos últimos anos tem sido abordado de forma concreta: conforto térmico. É no verão que os índices zootécnicos pioram e já estamos acostumados a contabilizar os prejuízos.
Preocupava-se muito com os galpões de gestação, pela importância que esta categoria animal tem no negócio como um todo. Hoje é comum consultas para climatização em creches (ventilação mínima), maternidade e até terminação. Sendo esta a categoria onde teremos os maiores incrementos de resultados.
O Brasil tem uma suinocultura bastante avançada e muitas empresas já deram o pontapé inicial no assunto e colhem os bons frutos do investimento. Nos próximos meses teremos a oportunidade de discutir mais profundamente os pontos de maior importância na climatização dessas instalações, bem como realizar os dimensionamentos necessários.
Bruno da Silva Pimenta, médico veterinário Munters Brasil.
[email protected]