No dia 22 de março o mundo comemora o Dia da Água. E mais do que apenas abordar a questão do consumo consciente, é importante salientar também os benefícios que um tratamento adequado traz para a saúde da população. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) para cada R$ 1,00 investido em saneamento básico são economizados R$ 5,00 na saúde pública e, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Cloro, o tratamento da água é responsável pelo aumento da expectativa de vida em 50%.
A Beraca, por exemplo, auxilia no abastecimento de grandes populações urbanas e rurais, por meio de soluções integradas para o tratamento da água, que colaboram efetivamente para que mais de 47 milhões de pessoas sejam beneficiadas com água tratada e de qualidade. A empresa, considerada a maior distribuidora de cloro da América Latina, está presente em mais de 15 mil municípios em todo o país há mais de 50 anos.
Para João Luis dos Santos, especialista em tratamento e qualidade de água da Beraca, é fundamental que as autoridades invistam no saneamento básico para que doenças e mortes causadas por água contaminada diminuam. “Mais de 75% dos casos de morte de crianças menores de 5 anos ocorrem por diarréia e, de acordo com dados divulgados pelo IBGE, acontecem nas zonas rurais”, alerta. Em breve a Beraca lançará um programa de qualidade de água para atender especialmente o setor rural, que terá como objetivo levar até essas áreas que não dispõem de água tratada uma solução simples e eficaz.