Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Dilma enaltece Brics e enfatiza parceria com a China

Em entrevista a uma rádio chinesa, presidente do Brasil reforçou que uma relação baseada em reciprocidade "permitiria os dois países a obter benefícios mútuos, em setores estratégicos".

Os BRICs (Brasil, Rússia, India e China) estão contribuindo para o mundo, afirmou a presidente Dilma Rousseff, em entrevista exclusiva à agência oficial chinesa Xinhua. Segundo a agência, Dilma elogiou os Brics e disse que a presença desses países se tornou uma das alavancas para o multilateralismo no mundo.
   

Dilma afirmou que acredita que os Brics devem ter o comprometimento de construir a paz, ter uma estratégia de relações internacionais baseadas no diálogo e com base na construção de mecanismos de apoio à paz internacional.
   
Ainda na entrevista, a presidente enfatizou o interesse do Brasil em aprofundar a parceria estratégica que existe com a China. Ela afirmou que a China é um parceiro estratégico em diversas áreas e que uma relação baseada em reciprocidade “permitiria os dois países a obter benefícios mútuos, em setores estratégicos”, segundo a presidente.  

Em sua primeira visita oficial à China, Dilma afirmou que pretende entregar a mensagem ao presidente chinês, Hu Jintao, de que os dois países têm muito a ganhar em uma relação baseada na igualdade e na reciprocidade.
   
“Este é um relacionamento que eu acredito que pode ser bem desenvolvido entre os dois países, porque há algumas áreas em que a China pode ser crucialpara o Brasil e em outras em que o Brasil pode ser crucial para a China”, afirmou a presidente brasileira à agência chinesa.