A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou hoje (14/4) uma nova vacina recombinante de uso veterinário. O produto atua contra duas importantes enfermidades das aves, a doença de Marek (caracterizada por paralisia e tumores em diferentes regiões do corpo) e a laringotraqueíte infecciosa (tipo de doença respiratória aguda). Ambas são graves e frequentemente levam o animal à morte.
Com essa aprovação, já são 12 vacinas geneticamente modificadas (GM) – todas de uso animal – liberadas para comercialização no Brasil, além de oito variedades de algodão, cinco de soja, 15 de milho e uma levedura para produção de biocombustível.
Sobre o CIB
O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), criado no Brasil em 2001, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é divulgar informações técnico-científicas sobre biossegurança, biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema. Na Internet, você pode nos conhecer melhor por meio do site www.cib.org.br.
O Conselho desenvolve suas atividades com o suporte de profissionais ligados aos principais centros de pesquisa, universidades e institutos de cunho científico do País. O grupo hoje é composto por mais de 70 profissionais que atuam em campos distintos do conhecimento científico. Desta forma, o CIB se consolidou como fonte para jornalistas, pesquisadores, consumidores, empresas e instituições interessadas em biotecnologia e biossegurança.