Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Suíno

Avaliando a participação na AveSui 2011 - Por Wolmir de Souza

Presença em eventos já consagrados garantem a visibilidade de grandes ações para o setor suinícola. Participação do INCS na AveSui solidificou a atuação da entidade no mercado.

Toda a ação ou participação precisa ser avaliada por seus gestores. Por isso, é importante comentar e agradecer aqui a oportunidade que a Gessulli Agribusiness deu ao Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) ao concretizar a participação de tão importante evento como a AveSui 2011. Agradeço também as empresas que conosco participaram. Acredito que tenhamos conseguido concretizar nossos dois principais objetivos. Foram eles:

1- Dar  visibilidade ao INCS, fortalecendo e solidificando nossa presença no setor sunicola envolvendo o produtor ,frigorífico e mercado.

2- Apresentar soluções tecnológicas e de gestão em todas as áreas do agronegócio suinicola, de forma em que o cliente encontrasse em um único espaço todas as informações e oportunidades para estruturar sua empresa ou atividade.

Tenho plena convicção que este modelo será de alguma forma disseminada de forma pioneira no Brasil. Embora já se tenha se falado sobre esta forma econômica e objetiva de se apresentar e abordar clientes, ela ainda é novidade. Através da AveSui conseguimos deixar claro nosso objetivo – que se identifica com a forma de apresentar alternativas, reunir em torno de si todos elos do segmento suinícola, dividindo tarefas e lucros, proporcionando maior rentabilidade e visibilidade para todo o setor.

Tenho em inúmeras oportunidades e artigos me referido aos modelos suinícolas independente e integrado. O momento difícil em que vive o setor deixa claro esta realidade e a necessidade de mudar de conduta. O choro é grande, mas é menor. Está evidenciado a necessidade de agregação de valor e formação de parcerias. Pequenas e grandes empresas que estiveram conosco nesta feira, que nos visitaram e gostaram do modelo, certamente serão parceiras em evento próximo. As empresas são unânimes em reafirmar que trabalhar desta forma reduz custo, otimiza espaço e melhora os resultados. Este modelo ou semelhante deve ser empregado na atividade suinícola.

Nosso diferencial como entidade, assim como nosso principal compromisso, é o fortalecimento do setor independente através de uma visão de grupo ou cadeia produtiva. Temos em mãos uma grande oportunidade fortalecida pelas empresas privadas e órgãos públicos – que vêem neste setor uma grande oportunidade de negócios, no entanto se manter vivo e unido é uma necessidade ou condição básica.

Wolmir de Souza, presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS)