Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

PR quer Cargill

Governo do Paraná dá como certo que a Cargill vai construir uma nova fábrica no Estado e, com isso, atrair outras indústrias.

O governo do Paraná dá como certo que a Cargill vai construir uma nova fábrica no Estado e, junto, atrair outras indústrias que usarão os produtos à base de milho que serão feitos pela múlti. “Só falta definir a cidade”, disse o secretário da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, sobre as negociações em andamento. Ele acrescentou que há mais áreas em estudo além das já apresentadas por dois municípios, Castro e Ponta Grossa.

Em fevereiro, a Cargill anunciou que pretendia investir R$ 350 milhões na construção de uma nova fábrica de processamento de milho no Brasil, para atender o crescimento da demanda. Segundo o secretário Barros, o valor previsto cresceu e existe a expectativa de que as empresas que serão instaladas próximas à Cargill vão investir o dobro dela.

Procurada, a Cargill não comentou o assunto. Fonte ouvida pelo Valor informou que a empresa tem pressa em definir o local e que os equipamentos foram direcionados para o Porto de Paranaguá. A área prevista para a construção da fábrica é de 250 a 300 hectares e uma das exigências seria a existência de um cinturão agrícola, uma área afastada da região urbana.

Hoje, a Cargill tem unidade de milho em Ponta Grossa e é uma das maiores pagadoras de impostos do município, que pretende atrair também o novo investimento. A fábrica deverá entrar em operação em 2013. O Paraná é o maior produtor de milho do Brasil. Além do Paraná, a empresa teria avaliado Goiás e Mato Grosso do Sul.