A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) elegeu nessa sexta-feira, 10, sua nova presidência, membros das diretorias e os conselheiros fiscais. O ex-presidente da DFSUIN, Marcelo Lopes, foi eleito com unanimidade de votos para ocupar o posto de conselheiro presidente pelo próximo biênio. Também foram escolhidos para compor a Diretoria, José Arnaldo Penna, Conselheiro Financeiro; Marcelo Plácido Correa, Conselheiro Técnico; Valdecir Folador, Conselheiro de Relações com o Mercado e Irineu Wessler, Conselheiro Administrativo.
À frente da entidade, o novo presidente afirma que dará continuidade aos projetos selecionados e em andamento da última gestão, mas, uma das ênfases da sua gestão deverá ser a sustentabilidade da suinocultura, bem como novos programas voltados diretamente para a produção.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Marcelo Lopes, agradeceu a diretoria que o antecedeu, comprometendo-se a trabalhar pelo crescimento sustentável da suinocultura. “Ratifico meu empenho, juntamente com a diretoria que hoje toma posse e tenho certeza que realizaremos um grande trabalho na direção da ABCS. Muito se tem feito a favor do crescimento da suinocultura brasileira, mas é preciso avançar mais e, para isso, é necessário continuarmos juntos, pois a união da cadeia produtiva é fator preponderante para alcançarmos estes objetivos”, falou o presidente e ainda agradeceu a parceria firmada com o Sebrae Nacional, que possibilitou a criação em 2009 do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, e declarou que durante sua gestão pretende ampliar essa parceria com projetos voltados para micro e pequenos produtores.
“Quando essa parceria foi formalizada, o brasileiro consumia apenas 13kg de carne suína por ano. Hoje, com um ano de ações voltadas para comercialização, indústria e produção, saltamos para 14,5 kg no consumo interno” mostrou Lopes, dizendo sobre a real possibilidade de crescimento da atividade.
Irineu Wessler, falando como ex-presidente da entidade, mas que permanece como conselheiro administrativo, agradeceu a presença de todos nesta data tão importante para a suinocultura brasileira, em especial sua família que soube entender sua ausência em muitos momentos frente à presidência da ABCS e desejou ao novo presidente muito sucesso e empenho nesta fase que se inicia.
Diretoria biênio 2011/13
Conselheiro Presidente
Marcelo Lopes/DF
Conselheiro Financeiro
José Arnaldo Penna/MG
Conselheiro Técnico
Marcelo Plácido Correa/BA
Conselheiro de Relações com o Mercado
Valdecir Folador/RS
Conselheiro Administrativo
Irineu Wessler/PR
Conselho Fiscal – Efetivo
José Puppin/ES
Paulo Luccion/MT
Paulo Helder/CE
Conselho Fiscal – Suplente
Cleo Barbiero/RS
Arão Morais /MS
João Bosco/MG