O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, com restrições, na última semana a criação da BRF Foods. A empresa é a fusão das indústrias de alimento Sadia e Perdigão. Algumas outras fusões foram comentadas nos últimos dias, como a possibilidade de união entre Pão de Açúcar e Carrefour, e a compra da Webjet pela Gol.
Muito mais que unir duas empresas, as fusões de duas companhias podem gerar resultados positivos ou negativos que atingem o mercado, consumidor, prestadores de serviço e acionistas. Segundo o professor do curso de administração da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Sérgio Goldbaum, o motivo pelo quais as empresas querem adquirir o controle acionário de outra ou se fundirem é tentar auferir dois tipos de vantagens, que são a redução de custos e aumentar a eficiência da produção.
“Quando uma empresa adquire outra que produz a mesma mercadoria isso deve levá-las a aumentar o poder de mercado. Para a união, a interessada justifica dizendo que produzindo mais, ela consegue reduzir custos”, explica. Ou, em um segundo caso, “quando a empresa compra ou funde com outra de produto diferente, o que chamamos de economia de escopo, elas afirmam que sai mais barato produzir duas ou mais mercadorias em uma única empresa do que em empresas separadas”, completa o professor.
A justificativa em geral é que “‘conseguiremos ser mais eficientes com um custo médio menor’. Nesse sentido, os consumidores se beneficiariam”, diz o especialista. Entretanto, é preciso avaliar o outro lado, dos consumidores e do mercado.
Segundo Goldbaum, em alguns casos, a união de duas empresas pode “diminuir a concorrência e levar a um abuso de mercado”, ou seja, a companhia lidera o mercado sem dar chances para os concorrentes. Sem concorrência, ela pode aumentar o preço dos produtos, prejudicando também o consumidor.
Para evitar esses problemas, todos os processos de fusões e aquisições de empresas economicamente relevantes para o mercado devem ser submetidas ao Cade, que avalia se as negociações têm potencial de prejudicar o bom funcionamento desse mercado, não exercendo o seu poder em detrimento da sociedade, ou seja, criando um monopólio, conforme explica o especialista.
Em termos menos técnicos, o Cade faz uma espécie de análise de custo benefício. Segundo o professor, o conselho avalia todas as circunstâncias e com base na análise pode aprovar – o que acontece quase sempre; em outros casos aprova, mas com algumas restrições, como é o caso da Sadia e Perdigão, AmBev, Colgate e Kolinos – o que acontece em poucos casos; e em pouquíssimos casos, veta – como é o caso da Nestlé e Garoto.
A fusão ou aquisição traz mudanças para diversos públicos, que podem ser positivas ou negativas, dependendo de como cada empresa conduz. Não há uma regra geral. A união de duas empresas atinge trabalhadores. Setores vão ser consolidados, em alguns casos, podem haver demissões, em outros, mudanças em denominações de cargos. Isso exige um trabalho de recursos humanos que está longe de ser simples”, avalia Goldbaum.
“Os investidores também são afetados. Para que eles acompanhem o processo, as empresas publicam anúncios para informar as mudanças”, diz. Nesses casos, as ações podem cair ou subir, como foi o caso da BRF Foods, empresa que é o resultado da fusão entre Sadia e Perdigão. As ações da empresa chegaram a subir quase 10% dois dias depois do anúncio.
Outro público que pode ser afetado são os fornecedores, distribuidores e outras empresas terceirizadas, que podem perder ou ampliar seus contratos.
Os consumidores também são afetados. “O processo não costuma trazer resultados muito imediatos, o efeito também pode ser negativo ou afirmativo. Nesse sentido são dois passos, se os argumentos de eficiência vão prevalecer sobre os argumentos de mercado; se esse ganho vai ser repassado para o consumidor”, afirma.
Ou ainda outro efeito de longo prazo, em relação à evolução do mercado. “Uma empresa que passa ter poder de mercado mais relevante após a fusão, se houver barreira que impeça a entrada de concorrente, essa empresa pode se ver não pressionada a investir em inovações, o que paralisa o mercado e acaba prejudicando o consumidor”, completa.
Segundo o professor, isso explica porque o Cade às vezes aprova mesmo quando a empresa já tem grande poder de mercado. “Ou porque o conselho entende que não há barreira de entrada, ou entende que os argumentos vão prevalecer e o resultado disso será positivo para o mercado”, explica.
Em um primeiro momento, o consumidor não deve se preocupar. Os resultados da fusão serão sentidos a longo prazo. Mas a nova empresa deve arcar com todos os compromissos já fechados.
Assim, a análise do Cade deve levar em conta todos os diversos fatores e impor medidas comportamentais para viabilizar o surgimento de um novo concorrente. “Esse é o objetivo da decisão do Cade. Se isso vai ser bem sucedido ou não, só com o tempo saberemos”, finaliza.