Produtores de carne suína da Argentina anunciaram boicote à carne de porco brasileira daqui a aproximadamente 15 dias. A intenção é bloquear as duas pontes que ligam os países para impedir a passagem do produto. Os produtores argentinos acreditam que a exportação do Brasil prejudica principalmente os pequenos e médios agropecuaristas do seu país.
A ideia de suspender as exportações já foi discutida em abril, mas o protesto não ocorreu pois o Ministério da Agricultura da Argentina se comprometeu a “moderar” a entrada de carne suína brasileira.
A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) acredita que o país vizinho deveria se dedicar mais a melhorar a produtividade, já que dispõe de milho mais barato e procurar se também se tornarem exportadores.
Hoje a Argentina é o terceiro maior mercado para a carne suína brasileira. As primeiras colocações ficam para Rússia e Hong Kong. Até junho as vendas para o país somaram US$ 56 milhões, totalizando 19 mil toneladas.