Bastos, no interior de São Paulo, cidade próxima a Marília, é reconhecida pela alta produção de ovos, sendo o município com a maior produção do Brasil, com quase 20 milhões de aves alojadas em granjas de sua microrregião, que produzem 166 ovos a cada segundo. Por dia são praticamente 14,5 milhões de ovos que saem de Bastos para abastecer o mercado brasileiro.
O município de Bastos é responsável por cerca de 45% da produção de ovos do Estado de São Paulo. Cerca de 15% dos ovos consumidos no país são produzidos por aves alojadas em Bastos e sua microrregião.
Anualmente é realizada na cidade a Festa do Ovo, na qual é celebrada toda esta pujança produtiva. Um dos pontos altos do evento é o Concurso de Qualidade de Ovos. Os produtores trabalham ao longo de cerca de sete a oito meses para o Concurso, separando os lotes das aves que irão produzir os ovos e, com um tratamento digno de estrelas, estas aves são cuidadosamente alojadas e alimentadas para esta produção especial.
O Concurso é exatamente um reflexo do que ocorre na Fórmula 1, onde os carros que hoje competem nos autódromos servem de preparação para os modelos comerciais no futuro. Em Bastos, durante o Concurso há todo o desenvolvimento especial para modelos de produção de ovos, como por exemplo, manejo, nutrição e vacinação.
O Concurso de Qualidade de Ovos, realizado em Bastos tradicionalmente há pelo menos 40 anos, premia as granjas cujos ovos são classificados do primeiro ao quinto lugares. Os campeões são conhecidos após um rigoroso julgamento feito por uma comissão de especialistas formada por treze médicos veterinários, zootecnistas, pesquisadores e experimentados profissionais de campo.
Desde 2009 o concurso conta também com as análises científicas feitas por uma máquina de alta tecnologia japonesa, que mede a altura da clara, o peso do ovo, a c or da gema e a resistência da casca.
Em 2011, foram campeões na categoria Ovos Vermelhos, a Granja Maki, e Ovos Brancos, a Granja Ono. Ambas as empresas são parceiras da Uniquímica.
Após três anos “batendo na trave” e um terceiro lugar no ano passado, a Granja Maki finalmente ganhou o prêmio em 2011. Foi a nona vez que a empresa conquista o Concurso. “Foram anos de aprendizado. O Concurso está cada vez mais acirrado e as granjas estão se preparando cada vez mais”, disse Christian Maki, um dos proprietários da Granja. “Com as derrotas do passado, aprendemos e evoluímos para conquistar este prêmio, que somente foi possível pelas excelentes parcerias que firmamos, entre as quais com a Uniquímica”, destacou. Dos nove títulos da Granja Maki, em seis a Uniquímica esteve ao seu lado.
“Com o trabalho da equipe da Uniquimica, no qual destaco o Médico Veterinário Flavio Watanabe, e também com a utilização de produtos de ponta e diferenciados, como as enzimas Endo Power e Genophos, o probiótico Calsporin, o Premix Vitamínico associado ao mineral padrão e toda a Nutrição da empresa, obtivemos êxito em 2011. E vamos melhorar ainda mais para buscar uma nova conquista no próximo ano”, disse Christian Maki.
Já Rodrigo Ono explicou que a Granja Ono realiza um trabalho diferenciado, bastante focado em planejamento e sistematização. “O segredo de um sucesso de uma empresa é o planejamento. É seguir um Plano de Ação previa mente definido e foi o que fizemos para conquistar o prêmio”, explicou. “Por exemplo, no mês de setembro eu já sabia quais seriam a linhagem, a nutrição e já havia definidos os investimentos para o Concurso”, conta Rodrigo Ono. “Em nossa granja, desenvolvemos total estrutura técnica e física para o Concurso, com um cronograma seguido à risca”, explicou.
De acordo com Rodrigo Ono, o ovo produzido para o Concurso não se difere muito do que é produzido comercialmente. “Não basta termos um produto excelente somente para o Concurso. Apresentamos também ao mercado um produto de alta qualidade, pois a nossa responsabilidade é grande com os nossos consumidores, principalmente após as conquistas no Concurso”, disse. Este foi o terceiro prêmio conquistado pela Granja Ono.
Luciano Ono, irmão de Rodrigo, destaca também a parceria com a Uniquímica. “É uma parceria de sucesso. Com produtos de alta qualidade, como a enzima Endo Power, o Complexo Vitamínico associado ao mineral orgânico e com uma equipe altamente comprometida, conseguimos nosso objetivo. Sentimos na equipe da Uniquímica, representada pelo Vítor Arantes e Reginaldo do Santos, que a vitória da Granja Ono também foi uma vitória da Uniquímica, tamanho foi o envolvimento de todos para o Concurso”, disse.