Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Agroceres PIC discute gestão e sanidade no PR

Objetivo foi demonstrar a importância das questões para obter melhor rentabilidade na produção de suínos. Evento foi realizado com clientes da empresa na região entre os dias 2 e 4 de agosto.

A Agroceres PIC realizou junto aos seus clientes na região oeste do Paraná o primeiro Encontro de Gestão e Sanidade na Suinocultura. Entre os dias 02 e 04 de agosto, dois profissionais da Agroceres PIC ministraram palestras em empresas e cooperativas que adotam as linhas genéticas AGPIC em seus sistemas produtivos. Receberam o evento a Cooperativa Agroindustrial Coopavel, a Cooperativa Agroindustrial Consolata – Copacol, a C-Vale Cooperativa Agroindustrial; a Cooperlac Cooperativa Agroindustrial – Primato, a Cooperativa Agroindustrial Copagril, a Cooperativa Agroindustrial LAR, a Globosuínos e o Friella. Ao todo, mais de 50 profissionais participaram das palestras, entre veterinários, técnicos e gerentes e supervisores de produção. “O encontro foi muito importante para estreitarmos as relações com nossos parceiros, assim como para enfatizarmos novos conceitos de produção e aspectos relevantes na obtenção de maior rentabilidade na suinocultura”, afirma Paulo Stamato Lopes, Coordenador Regional de Vendas da Agroceres PIC.

Na produção de suínos, a adoção de práticas de gestão para a rentabilidade envolve dois aspectos importantes: redução de custo com alimentação e sanidade. “Ao melhorar estes dois pontos se consegue um aumento considerável na margem obtida por cada animal abatido”, comenta Lopes, um dos palestrantes do encontro. A alimentação é o item de maior impacto no custo total, representando algo próximo a 75% dele. Por isto, a redução de custos produtivos automaticamente passa pela adoção de cevados com alta eficiência em conversão alimentar, atrelado a rápido ganho de peso e qualidade final de carcaça. Características hoje presentes nos suínos oriundos de matrizes e machos reprodutores Agroceres PIC em programas 100%. Outra característica de interesse econômico nos terminados AGPIC é a possibilidade de adotar o abate de cevados mais pesados.

Sanidade – No entanto, a eficiência produtiva não resulta em maior rentabilidade se a granja não mantiver um bom status sanitário e precisão no diagnóstico de enfermidades. A presença de determinados patógenos e/ou doenças podem afetar de maneira subclínica os suínos, reduzindo a sua produtividade. Ao mesmo tempo, a similaridade de sintomas pode levar a conclusões diagnósticas imprecisas, resultando em problemas mais graves como aumento de mortalidade no plantel. O tema foi abordado no encontro pelo Supervisor de Serviços Veterinários da Agroceres PIC, Marcelo Nunes de Almeida. “A participação do Marcelo foi muito importante, pois possibilitou aos participantes tirarem suas dúvidas sobre manejo sanitário, enfermidades e em relação à obtenção de um diagnóstico mais preciso na granja”, comenta Lopes.

Com uma proposta de continuidade das discussões, o Encontro de Gestão e Sanidade na Suinocultura passa a ser realizado anualmente. Segundo Lopes, isto irá permitir uma avaliação dos avanços e dificuldades encontradas pelos participantes no dia a dia das propriedades, no período entre um evento e outro. “A Agroceres PIC sempre foi pioneira na difusão de tecnologias e conhecimentos técnicos. Este é nosso papel e a maneira de contribuímos para a evolução da suinocultura”, finaliza.