“Parar de vacinar, com responsabilidade” é o tema da palestra que Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs – Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, fará no dia 31 de agosto, próxima quarta-feira, às 18 horas, na 34ª Expointer, em Esteio (RS). Ele foi convidado pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que realizará uma audiência pública, na mesma data, sobre “Status Sanitário do Rebanho do RS”. O evento acontece na Casa da Assembleia Legislativa, no Parque Assis Brasil.
Camargo Neto é a favor de parar de vacinar os rebanhos, como já acontece em Santa Catarina, único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, status concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal. O presidente da ABIPECS defende que o próximo estado a adotar essa iniciativa seja o Rio Grande do Sul, segundo maior produtor de carne suína do Brasil.
“É hora de o País parar de vacinar. Isso contribuirá para a abertura de mercados externos”, diz Camargo Neto, uma das principais vozes brasileiras em questões de defesa da sanidade animal.