Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frigoríficos

Abrafrigo critica falta de iniciativa do governo

Para Péricles Salazar, é preciso uma atitude mais firme para retormar embarques e abrir novos mercados.

A falta de iniciativa do governo para derrubar as barreiras à carne brasileira no exterior foi criticada pelo presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar. Ele esteve na manhã desta sexta-feira na Expointer, em Esteio, RS em evento do Sindicato da Indústria de Carnes (Sicadergs). “Falta iniciativa para agir mais fortemente, principalmente no campo das ações diplomáticas. Existem falhas no processo. O governo tem que ser mais firme, decidido e competente.”

Segundo ele, reivindicação se aplica tanto ao caso do embargo russo quanto aos problemas com níveis de ivermectina acima dos permitidos nos Estados Unidos. Embora neste ano o excesso tenha sido reportado em apenas uma carga do JBS, que foi rejeitada pelos norte-americanos, o setor quer evitar que ocorra o mesmo que em 2010, quando as fronteiras ficaram fechadas para o produto Brasileiro nos Eua por sete meses. “O governo está titubeante nesta questão”, criticou.

China – Conforme Péricles, a China é o grande mercado a ser trabalhado para a carne bovina Brasileira. Atualmente, cinco plantas estão habilitadas para embarcar ao país e existem outras nove em processo de habilitação. “O mercado chinês é infinito. Não vamos nos iludir que vamos dominá-lo na totalidade. Se for 10% já será muita coisa”, avaliou.

Outras possibilidades são a Coréia e a África. No entanto, para acessar estes mercados os frigoríficos precisam ter padrão europeu. “Mas a maioria dos nossos frigoríficos está na lista geral”, explicou.