Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Suínos ao ar livre

Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (Siscal), considerado de baixo custo, é apresentado na 4º Fafec no Rio Grande do Sul.

Suínos ao ar livre

O Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (Siscal) é uma das alternativas de diversificação nas propriedades rurais que estão sendo demonstradas durante a 4ª Feira da Agricultura Familiar e Empresarial da Região Centro Sul (Fafec). A feira é organizada pela Emater/RS-Ascar e Afubra, no Parque de Exposição Dorval Ribeiro, em Camaquã e se estende até domingo (09/10).

O veterinário da Emater/RS-Ascar, João Guayba Neto, explica que o Siscal facilita o ingresso de agricultores familiares na cadeia produtiva de suínos porque é uma alternativa de criação a campo com menor custo, em razão da menor necessidade de capital para implantação (45% do valor gasto no confinamento), menos uso de mão-de-obra, menor consumo de água, melhor destinação ambiental dos dejetos, pouca infraestrutura, menor uso de medicamentos e produtos químicos, menores índices de mortalidade e problemas sanitários por diarréias, pneumonias, rinite atrófica e verminoses e resultados produtivos semelhantes aos obtidos no sistema confinado.

Além do Siscal, os visitantes também vão poder ver a criação de bovinos no sistema de produção de leite à base de pasto. Por isto foram plantadas aveia e azevém, que receberam o sistema de irrigação por aspersão para auxiliar no desenvolvimento da pastagem. O objetivo do sistema de leite a pasto é aumentar a produção de forragem e manter a capacidade de lotação do gado por um período mais longo, auxiliando na diminuição dos custos de produção.

Também estão sendo demonstradas numa área de 120.000m² as criações de abelhas, peixes, ovinos, frangos coloniais, bovinos de corte e de marrecos-de-pequim em lavoura de arroz.